Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP
Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana
Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas
Em 20 anos, Paris quintuplica sua malha cicloviária e lida com novo “problema”: congestionamento de bicicletas
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vem trabalhando há anos para fazer da capital francesa, até então uma cidade hostil aos ciclistas, um local onde as bicicletas podem se deslocar com segurança e liberdade. continue lendo…
Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas
O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…
Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?
A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…
Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas no Brasil e os desafios da segurança
O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…
Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba
O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…
Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal
O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…
Dia Nacional do Ciclista: Dados revelam o cenário do uso de bicicletas no Brasil
Neste sábado, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ciclista, uma data dedicada a honrar a importância desse meio de transporte sustentável e saudável. Em comemoração a essa ocasião, o Autotempo compilou continue lendo…
Como a bicicleta é usada pelo mundo?
Há cerca de um bilhão de bicicletas em uso no mundo, seja para ir à escola ou ao trabalho, ou mesmo como mera prática de esporte ou lazer. Conheça as principais tendências no ciclismo. Fatores continue lendo…
Uso de bicicletas elétricas do Tembici aumenta 16% na cidade de São Paulo
A quantidade de deslocamentos feitos por bicicletas elétricas compartilhadas do Tembici, do Itaú, passou de 2 444 984 de janeiro a julho de 2022 para 2 848 639 no mesmo período deste ano, numa alta continue lendo…
São Paulo elabora sistema municipal de monitoramento de viagens em bicicleta
A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Relações Internacionais (SMRI), lançou quinta-feira (10) a publicação “Plano de Monitoramento de Viagens em Bicicleta em São Paulo”. O continue lendo…