| |

Pedalo, logo viajo

Ter uma bicicleta de boa performance, disposição e preparo para pedalar por longas horas, vontade de conhecer novos destinos ou visitar de forma diferente alguns já conhecidos, gostar de apreciar paisagens (predominantemente perfeitas, mas às vezes encobertas por neblina e chuva), gostar de estar ao ar livre e ter determinação para superar possíveis desafios. Eis os ingredientes necessários para encarar uma viagem de bicicleta.

O chamado cicloturismo vem crescendo no Brasil, seguindo uma tendência mundial. É também uma alternativa mais econômica e sustentável, afinal não requer gastos com abastecimento, nem gera emissão de gases poluentes. No entanto, não se trata de algo novo. No século XIX já havia o deslocamento turístico pedalando em países da Europa, sobretudo na França e na Inglaterra. Embora não existam dados exatos sobre a atividade no Brasil, o Clube de Cicloturismo do Brasil compartilha os dados da pesquisa nacional sobre o perfil do cicloturista brasileiro, coordenada pelo Planett, um núcleo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo 2018 como ano base. O levantamento apontou que 39,9% dos que viajam de bicicleta o fazem na companhia de amigos e que a duração média predominante do pedal (para 40,8%) é de quatro a sete dias.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *