Os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular na via, não sobre o passeio ou calçada. Entenda!

Os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular na via, não sobre o passeio ou calçada. Entenda!

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas de circulação e conduta para todos os tipos de veículo, inclusive bicicletas. Apesar de serem procedimentos básicos que todos devem praticar, os erros em manobras, extremamente frequentes, são responsáveis por grande parte das infrações e acidentes. Para os ciclistas não é diferente. Conhecer as regras e saber como utilizar a bicicleta nas vias pode prevenir acidentes. Nesse sentido, em vias onde não há ciclovia, qual o lugar correto para o ciclista trafegar? Fomos atrás da resposta.

De acordo com o promotor de justiça Cássio Honorato,  os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular no leito carroçável da pista, não sobre o passeio ou calçada.

“A circulação dos ciclistas onde não há ciclovia, ciclofaixa é feita no mesmo espaço destinado aos veículos. Essa circulação deve ser no mesmo sentido dos demais veículos próximo ao bordo direito da via”, explica.

Ouça [na Publicação original] o áudio completo enviado pelo Ministério Público do Paraná sobre onde o ciclista deve trafegar quando não tem ciclovia.

Outras normas de circulação

Além da norma citada pelo promotor, existem outras que os ciclistas devem seguir. Em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, o ciclista deve trafegar desmontado (ou seja, empurrando a bicicleta).

É proibido trafegar na contramão dos veículos e em vias exclusivas para outros veículos, como por exemplo, vias exclusivas para ônibus.

No entanto, se o ciclista não seguir as normas ele pode ser multado?

Ainda segundo Honorato, o ciclista comete infrações de trânsito toda vez que ele viola as normas de segurança no trânsito.

“Embora o código preveja que essas violações são infrações atualmente não foi criado, não existe um mecanismo para a imposição dessa penalidade. Embora não exista o mecanismo de impor a multa é muito importante que os ciclistas cumpram as normas de segurança porque isso é essencial para a a sua saúde e a sua segurança na via”, finaliza o promotor.

 

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *