Automovelcracia | Imaginário | Opinião | Publicidade
O Bikewashing da Volvo e a mercantilização da vida do ciclista
Por Bicicleteiros. Antes de ler esse texto, peço que veja esse novo comercial do Volvo XC40. Nessa belíssima produção, a Volvo defende a coexistência pacífica nas ruas entre seus carros e vários ciclistas, escrevendo na tela que “as ruas pertencem a você, ciclista!” Uma montadora de carros, quem diria, colocou a mão na consciência agora é a nova melhor amiga do ciclista! Será?
Ow! Se liga! Claro que não, né? Quem pedala nas ruas sabe bem que esse mundo de Poliana não existe em lugar nenhum. Tomar fino e xingo é parte da nossa vida nas ruas, especialmente vindos de quem tem carrões como esse.
Mas por que diabos uma montadora de automóveis de luxo gastaria dinheiro em um comercial corporativo para se colocar em pé de igualdade com ciclistas e pedestres?
A palavra que define essa campanha é BIKEWASHING, técnica de marketing manjada do “capitalismo verde”, que consiste associar a imagem de uma empresa à bicicleta a ao ciclista para “limpar” a sua imagem ambiental. O fato de uma empresa vender produtos altamente poluentes como carros particulares fica escondida atrás da cortina de fumaça das boas intenções de “amiga do ciclista”. Mas será que isso muda o mundo?
É claro que a Volvo, montadora sueca de carros de altíssimo padrão, não tem porque dirigir a palavra a você, bicicleteiro da barra forte. No Brasil, seus modelos tem preços que começam em 250 mil reais e vão até 450 mil reais. Você provavelmente não é público alvo desses produtos.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Medium
- Data de publicação original: 11/04/2021
- Endereço: Clique para acessar