| |

Novos modelos de urbanismo para uma mobilidade mais sustentável

Na busca de soluções por uma mobilidade urbana sustentável, alguns modelos estão ganhando destaque em todo o mundo. O primeiro é o das Superquadras de Barcelona, na Espanha; o outro, o da Cidade de 15 Minutos, criado em Paris, na França. “Esses são dois modelos de urbanismo e de planejamento urbano que resultam diretamente em uma melhor mobilidade urbana sustentável”, explica o doutor em Engenharia de Transportes pela Universidad Politécnica de Cataluña (UPC), Emílio Merino Dominguez. Segundo ele, diversas cidades da América Latina já começaram o debate em torno desses modelos, “para a sua vinculação entre a parte urbanística e a parte de transporte e de mobilidade urbana”.

As “Supermanzanas”, ou Superquadras, foram desenvolvidas pela Agência de Ecologia Urbana de Barcelona (BCNecologia). São “células urbanas” de 400 metros por 400 metros, que funcionam como bairros de cerca de nove quarteirões, formando um polígono (área interna) com ruas fechadas para carros e transporte público. O trânsito desses veículos ocorre só na parte externa e as superquadras são utilizadas para comércio, serviços, pedestres e ciclistas.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *