MROSC

O MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, segundo o Governo Federal, é uma “agenda política ampla, voltada para o aperfeiçoamento da relação entre as organizações da sociedade civil e o Estado que estabelece um novo regime jurídico para celebração de parcerias, estimulando a gestão pública democrática e a valorização das organizações enquanto parceiras na garantia e efetivação de direitos”.

O MROSC nasceu de uma ampla articulação da sociedade civil organizada e foi instituído pela Lei nº 13.019/2014, a qual segundo a Plataforma MROSC, “uniformiza e simplifica as regras para as parcerias entre poder público e a sociedade civil, além de garantir maior transparência e segurança no repasse de recursos públicos para as organizações. A legislação aplica-se para União, Distrito Federal, Estados e Municípios e respeita a autonomia federativa de cada ente na regulamentação da lei de forma a adequá-la às especificidades de cada local desde que de acordo com a norma de abrangência nacional”.

Com o aumento da quantidade de organizações envolvidas com a ciclomobilidade e o crescimento das atividades por elas desenvolvidas, conhecer e envolver-se com o MROSC é uma necessidade.

Informações importantes sobre o MROSC:


Instituições de apoio

Plataforma MROSC

A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC é uma rede de articulação de organizações sem fins lucrativos e de interesse público, que tem por objetivo de aprimorar o ambiente social e legal de atuação das organizações

A Abong – Associação Brasileira de ONGs

A Abong presta assessoria para organizações da sociedade civil e editou o Guia de Orientações para Gestoras e Gestores Públicos e para Organizações da Sociedade Civil sobre a implementação do MROSC e a construção de novas estratégias coletivas


Campanha “MROSC no Cicloativismo

O ObservaBici desenvolve a Campanha Expandindo o MROSC no Cicloativismo com o intuito de gerar conhecimento acerca do MROSC e acessar organizações cicloativistas para incidirem em favor do mesmo em seus municípios e estados. O Projeto está sendo desenvolvido com o suporte do Edital OSC 05.2021 da Plataforma MROSC.


Conteúdo sobre o MROSC no ObservaBici

O tema MROSC (bem como financiamento, sociedade civil e similares) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Assembleia Geral da ONU busca acordo para reduzir acidentes de trânsito

A Assembleia Geral da ONU se reúne nesta quinta e sexta-feira para debater a melhoria da segurança rodoviária. Segundo da líder do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Unrsf, Nneka Henry, a cada continue lendo…

Leia mais

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro pede redução do limite de velocidade em vias urbanas Fonte: Agência Câmara de Notícias

Participantes de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados pediram nesta terça-feira (3) a redução do limite de velocidade das vias urbanas. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continue lendo…

Leia mais

MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil

Afim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para continue lendo…

Leia mais

UCB lança “Campanha MROSC no Cicloativismo” visando expandir as parcerias entre as organizações locais e o poder público

As organizações da sociedade civil (OSCs) prestam um relevante serviço para a democratização e para a sustentabilidade ambiental e, por isso, necessitam de amplo reconhecimento social, o que inclui o devido respaldo e segurança legal. continue lendo…

Leia mais

Avante! Colabore com a campanha de contribuição financeira da UCB

A campanha anual de contribuição financeira da UCB – União de Ciclistas do Brasil conta, este ano, com um Matchfunding em parceria com a Tembici. Colabore!   Este ano, a campanha anual de contribuições da continue lendo…

Leia mais

Concorra ao programa de aceleração de projetos “Vai Longe”

O que é o Vai Longe O Vai Longe é o programa de aceleração que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam continue lendo…

Leia mais

Pressione sua prefeitura para apresentar projetos cicloviários para a Chamada MDR

O que é a Chamada MDR A Chamada pública para projetos de mobilidade urbana sustentável é um processo seletivo para governos estaduais e prefeituras municipais (de municípios com mais de 500 mil habitantes) acessarem recursos continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade

Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo continue lendo…

Leia mais

“União Ciclista Internacional apela ao fim da discriminação racial”

“A União Ciclista Internacional (UCI) reiterou hoje, em comunicado, o compromisso da modalidade com a diversidade e apelou ao fim da discriminação racial, lamentando a morte do afro-americano George Floyd, durante uma operação policial. “O continue lendo…

Leia mais

União de Ciclistas do Brasil lança Observatório da Bicicleta

A ferramenta é colaborativa e pretende reunir conhecimento e articular iniciativas de promoção da ciclomobilidade. O conhecimento a respeito da mobilidade por bicicleta no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Pesquisadores acadêmicos, instituições públicas, continue lendo…

Leia mais