| | |

Semana Nacional de Trânsito foca a programação nos ciclistas e pedestres

A Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), montou  uma ampla programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito – SNT 2021, de 18 a 25 de setembro,  com o tema: No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vida: Ver e Ser Visto. O alvo são os mais vulneráveis no trânsito como pedestres e ciclistas.

A superintendente da SeMOB, Ana Valéria Borges, chama a atenção para a consciência das pessoas que, em algum momento específico, assumem o papel de pedestre, em outro momento, de ciclista, motociclista e motorista.

Cada papel corresponde à atitude e responsabilidade que podem evitar acidentes e salvar vidas. “É importante termos a consciência que, no trânsito, os mais fortes sempre devem proteger os mais vulneráveis “, orienta.

A abertura da semana será feita às 8 horas da manhã do dia 18 de setembro, no hall da academia do It Center, localizado na Avenida Senador Lemos, com uma grande ação de prestação de serviços sociais à comunidade. 

O Colégio Impacto também disponibilizou espaço em suas instalações para receber a ação que, além da SeMOB, contará  com serviços  prestados  pelas secretarias municipais de Saúde  (Sesma); Serviço  Nacional  do Transporte  (Senat); Serviço Social  do Transporte  (Sest); Hemopa; Polícia Rodoviária Federal  (PRF) e rede Oral Blue. 

 

Programação inclui pessoas com deficiência

Na tarde do domingo, dia 19, haverá Blitz Educativa, com orientação e distribuição de material educativo no Portal da Amazônia, no horário de 16 às  20 horas. Na segunda-feira, dia 20, mais atividades educativas de orientação ao trânsito com a Blitz Educativa para os ciclistas nas ciclofaixas/ciclovias da Avenida Augusto Montenegro, sobre o comportamento seguro e uso dos equipamentos de segurança.  Agentes de educação para o trânsito da SeMOB  estarão fazendo  ação  no período  de 7 às 10 horas. 

Inclusão e interação não vão faltar no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que transcorre na terça feira, dia 21. A SeMOB  vai promover o Espaço Inclusivo, com circuito de Bike Inclusiva e feirinha de produtos artesanais.

O circuito acontecerá de 9 horas ao meio-dia e a feirinha, de 9 às 17 horas,  um projeto  do professor  Ivan Júnior que  ensina pessoas  com alguma  deficiência  a andar de bicicleta . Segundo os organizadores, a Bike Inclusiva ajuda na interação, através da atividade lúdica, além de ser uma prática terapêutica.

Na quarta-feira, dia 22, é dia de análise de dados Estatísticos.  No Encontro Vida no Trânsito de Belém, a Sesma vai fazer a apresentação dos dados Estatísticos coletados pelo PVT, no Auditório da Secretaria.

 

Trânsito mais inclusivo

Dia 22, também é o Dia Mundial Sem Carro. E a nossa campanha será digital nas redes sociais da SeMOB (Twitter,  Instagram,  Facebook  e Site) para conscientizar, sensibilizar e estimular a população sobre o uso de outros modos de deslocamento como: o transporte público, a bicicleta e o compartilhamento em automóveis.

É uma forma de tornar o trânsito um local mais inclusivo, eficiente, eficaz a todos e menos poluente. A proposta é que haja o compartilhamento nas redes socais das demais secretarias e da Prefeitura de Belém. 

O Sest/Senat entra na parceria e vai realizar campanha educativa aos rodoviários, no Terminal da Universidade Federal do Pará (UFPA),  com orientações  de direção  defensiva, no horário  de 7 às  10 h. da quinta-feira,  dia 23.

Pedestres, ciclistas e motociclistas conscientes

A SeMOB  fará  a ação  educativa “Pedestre Consciente “ que pretende orientar a travessia correta na faixa de pedestre. A campanha será feita de 8h30 às 11 h. de sexta-feira, 24, na avenida Pedro Álvares Cabral (atrás do IT Center).

Já no dia 25, último dia da Semana Nacional do Trânsito, a SeMOB realizará a Blitz Educativa envolvendo pedestre, ciclista, motociclista e motorista, de 7 às 10 h., na avenida Arthur Bernardes, no trecho do semáforo em frente à Unidade de Saúde da Pratinha.

A programação da Semana Nacional do Trânsito elaborada pela SeMOB será  encerrada em alto estilo, no domingo, dia 16, com o passeio ciclístico “Conhecendo Belém  de Bike”.

Com um percurso de 6,5 km, o passeio terá concentração no Complexo Ver-o-Rio, às  7 horas, com previsão para sair às 8 h, com destino ao Portal da Amazônia. A proposta da atividade é integrar atividade física e cultura.

Durante o trajeto haverá paradas em pontos turísticos e monumentos históricos. Por isso o passeio conta com o apoio da Fumbel e Belemtur, que  apresentarão  a cidade ao grupo de ciclista participantes.

Texto: Leonardo Fernandes

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Agência Belém
  • Data de publicação original: /2021
  • Endereço: http://agenciabelem.com.br/Noticia/221606/semana-nacional-de-transito-foca-a-programacao-nos-ciclistas-e-pedestres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *