dia das mulheres | Europa | Internacional
Mostra sobre a bicicleta na Europa escancara o atraso brasileiro
Por Caio Guatelli. A arriscada aventura de pedalar nas cidades brasileiras não é nenhuma novidade. Por repetidas vezes, aqui neste Ciclocosmo, a jornalista Erika Sallum nos alertou da dura realidade vivida no Brasil por quem escolhe se locomover de bicicleta. No último Dia Internacional da Mulher, Erika escreveu: “por aqui, vemos cada vez mais mulheres vencendo seus medos para praticar um ato de coragem absurda: pedalar neste país machista, violento e onde governantes e motoristas ainda relutam em admitir o poder que tem a bike de mudar vidas e nações inteiras”.
É impressionante o tamanho do prejuízo social causado pelas atuais políticas públicas que cercam o universo da bicicleta neste país. As origens desse drama, em sua maioria, estão na cultura retrógrada que prioriza a indústria do automóvel, na política nacional que insiste há anos na educação de baixa qualidade, e numa ideologia (hoje no comando) que nega os alertas sociais e ambientais.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Ciclocosmo
- Data de publicação original: 15/09/2021
- Endereço: Clique para acessar