| |

Mobilize, 10 Anos: ouça no Expresso #58

Na próxima semana o Mobilize Brasil completa dez anos de atividades. Sim, foi em setembro de 2011 que o Mobilize foi lançado, durante a Semana da Mobilidade, bem perto do Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado todos os anos em 22 de setembro. Mas o trabalho de pensar, construir e publicar o projeto do Mobilize começou bem antes, ainda em 2010, pelas mãos do nosso diretor, Ricky Ribeiro.

Mas, afinal como surgiu a ideia do Mobilize? Em 2008, Ricky começou a perder os movimentos do corpo e depois de vários exames recebeu o diagnóstico da doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), um mal ainda sem cura. A previsão dos médicos era de que ele viveria por mais uns cinco anos. Diante dessa notícia, decidiu que deveria fazer alguma coisa além de cuidar da saúde. E começou a reunir informações sobre mobilidade urbana. Ele havia morado alguns anos em Barcelona e lá pôde experimentar a vida sem carro, sem perder tempo no trânsito, usando apenas o transporte público, a bicicleta e a caminhada para se deslocar pela cidade. Quando voltou ao Brasil, decidiu ir trabalhar em Recife, onde também manteve a vida sem carro, apenas com a bike e os próprios pés para se deslocar. E sonhava com a transformação da vida nas cidades brasileiras, com menos carros nas ruas, menos ruído e poluentes no ar, e mais espaço para as pessoas.

 

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *