|

Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade será de 18 a 22 de setembro, se mobilize!

Na próxima segunda-feira, 18 de setembro, começa a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade, que segue até sexta-feira, 22. Com o tema No trânsito, escolha a vida, a campanha propõe ações educativas para proporcionar um ambiente mais seguro no trânsito, a diminuição de acidentes e a valorização da vida. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores locais a promoverem ações.

O trânsito nos Municípios é um desafio constante. Segundo indica a área técnica da CNM, o aumento da frota de veículos, o crescimento populacional e a falta de infraestrutura adequada tornam as vias congestionadas e perigosas. E investir em práticas de gestão de trânsito eficientes é fundamental para enfrentar esses e outros desafios.

Diante disso, a entidade recomenda a municipalização do Trânsito para a prefeitura atuar como órgão executivo, desenvolvendo programas de engenharia de tráfego, fiscalização, educação e estatística, além de assumir a fiscalização, podendo impor penalidades e medidas administrativas decorrentes de infrações relacionadas à parada, circulação e estacionamento, bem como da arrecadação de multas. Sobre isso, o guia para a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) está disponível para download.

 

Participe!
A CNM também realizará evento presencial sobre a semana de trânsito e mobilidade nos dias 21 e 22 deste mês. A programação do primeiro dia propõe debates sobre a municipalização do trânsito, ruas completas e transporte público. Também será abordada a Estratégia Nacional da Bicicleta, agentes das diversas esferas de governo atuantes do setor irão abordar a importância da utilização da bicicleta. Os gestores municipais já podem promover inscrição

Sobre as atividades desenvolvidas em todo país pelos Municípios, na próxima semana, a recomendação prioritária é a reflexão de atitudes voltadas à vida, pois o trânsito é feito por pessoas e para pessoas. A área de Trânsito da entidade também coletará as atividades promovidas pelas administrações locais. Os Municípios que pretendem desenvolver alguma ação podem notificar a Confederação por meio do e-mail transito@cnm.org.br. As melhores práticas serão divulgadas no site para incentivar a mobilização de outros atores.

 

Compartilhando
Dentre as mais diversas iniciativas da Semana Nacional de Trânsito, o Projeto Trânsito Compartilhado – Ação Integrada de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) será lançado durante evento presencial, e com transmissão on-line. O objetivo é fomentar políticas públicas integradas com instituições municipais para formação de agentes transformadores na construção de um trânsito mais seguro.

Já o Prêmio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) visa a reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos que valorizam a segurança no trânsito em suas áreas de atuação, além de incentivar a inovação, projetos, boas práticas e produção científica relacionados à segurança viária no trânsito. As inscrições e envio dos projetos podem ser feitas entre 18 de setembro e 11 de outubro, e os gestores interessados podem consultar as demais informações no edital.
 
Da Agência CNM de Notícias

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *