| | |

Mobilidade segura agora é direito constitucional no México

A Cidade do México, quarta cidade mais populosa do mundo, sempre teve a mobilidade segura e sustentável como uma de suas prioridades, sendo modelo para as principais metrópoles do mundo. Nos últimos dez anos, a administração da capital, que conta com mais de 20 milhões de habitantes em sua área metropolitana, fez avanços consideráveis na melhoria das opções de mobilidade, restringindo o uso de carros particulares e expandindo as linhas de metrô. Também criou o sistema de ônibus rápido (BRT) Metrobús, o sistema público de bicicletas compartilhadas ECOBICI, os corredores de emissão zero e as vias para pedestres.

Em 2014, a cidade reconheceu a mobilidade como um direito fundamental, priorizando a inclusão dos cidadãos nos processos de planejamento, regulação e gestão do sistema de mobilidade e colocando os pedestres no topo da hierarquia que define o uso das estradas e a alocação de orçamento.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Leia também:

“Covid-19: Mapa mostra cidades abertas a pedestres e ciclistas”

“Várias cidades do mundo estão adotando inovações para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia Covid 19 nas políticas de mobilidade urbana. O objetivo é oferecer alternativas ao transporte público, visto – neste momento – como um ambiente arriscado para contaminações pelo coronavírus. A maioria está buscando meios de reduzir também o uso do automóvel continue lendo...…

Leia mais

Quer mais mobilidade sustentável? Vamos pressionar os candidatos!

Organizações da sociedade civil que atuam em defesa dos pedestres, cadeirantes, ciclistas e do transporte público apresentam propostas para melhorar a mobilidade urbana em suas cidades. O objetivo é reunir e apoiar organizações de todo o Brasil para sensibilizar os candidatos às eleições municipais de 2020. As eleições municipais são uma ótima oportunidade para discutir continue lendo...…

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *