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Menos mortes e engarrafamentos: movimento quer reduzir a velocidade nas cidades brasileiras

Um movimento no Brasil quer entrar nessa onda e readequar os limites nas vias das cidades de todo o país. A União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com outras entidades como a Fundação Thiago Gonzaga, propõe uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro que fixaria em 60km/h o máximo permitido nas vias de trânsito rápido e 50km/h nas vias arteriais. Hoje a lei permite 80 km/h e 60 km/h, respectivamente. O máximo para vias coletoras e locais permaneceria em 40km/h e 30 km/h.

Recebidos pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados em abril do ano passado, os ativistas apresentaram suas demandas, entre as quais também está a revogação do parágrafo 2º do artigo 61 do CTB, que permite às autoridades locais de trânsito a determinar velocidades maiores ou menores que as previstas no código. A expectativa é que, neste ano, um projeto de lei seja protocolado na Casa.

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