| | | |

Ministério das Cidades promove a primeira edição do Seminário Bicicleta Brasil

A primeira edição do Seminário Bicicleta Brasil, realizado pelo Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, aconteceu nesta quarta-feira (4). Durante o evento inédito, foram discutidos os principais avanços e desafios da ciclomobilidade brasileira, com foco na implementação do Programa Bicicleta Brasil e da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici).

O Programa Bicicleta Brasil foi instituído pela Lei 13.724/2018 e tem como objetivo estimular o uso de bicicletas no país. Para o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, o Seminário Bicicleta Brasil é um exemplo de promoção desse propósito “da primeira até a última milha”.

“A importância do evento é reunir boas práticas e pessoas que conhecem do assunto, para que a gente possa multiplicar. Levar para cada uma das cidades do Brasil a capacitação necessária para que as bicicletas possam fazer ainda mais parte da rotina das pessoas. Seja na busca por saúde, educação ou um emprego. Ir além do esporte e do lazer”, ressaltou o secretário.

O Seminário Bicicleta Brasil contou com a participação de atores ilustres da ciclomobilidade, incluindo representantes do setor público e privado, organizações da sociedade civil e cidadãos. Uma série de apresentações e paineis valorizaram quem faz a bicicleta acontecer no dia a dia e proporcionaram uma troca de experiências vindas de diversas partes do Brasil.

De Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a revista em quadrinhos “Amigos do Pedal” é uma iniciativa do grupo de pesquisa Experiências em Turismo e Transportes Ativos (ETtA), da Universidade Federal Fluminense (UFF). A história é focada no público infantojuvenil e traz bicicletas como protagonistas que desbravam os mais de 80 quilômetros de ciclovia da cidade carioca.

A estudante Raquel Marins, de 22 anos, bolsista do grupo ETtA e uma das autoras da “Amigos do Pedal”, comemorou a oportunidade de estar no encontro. “Nós estamos felizes em poder participar e fazer a diferença como estudantes universitários. Como estamos no início da nossa jornada, é interessante perceber que já podemos impactar positivamente a cultura da bicicleta e crescer nesse meio”.

Além de projetos de organizações da sociedade civil, o Prêmio Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, é outro braço importante do Programa Bicicleta Brasil e foi divulgado no evento. O prêmio busca premiar iniciativas científicas, técnicas ou artísticas que incentivem o uso de bicicletas em prol da mobilidade integrada e da sustentabilidade. As inscrições vão até o próximo dia 10 de setembro.

O Ministério das Cidades demonstrou que trabalha em ações alinhadas com a Enabici, por meio do Conselho das Cidades, do portal CapaCidades, da construção do Plano Clima e do Programa Cidades Verdes e Resilientes. A retomada da agenda da mobilidade por bicicleta a nível nacional e a importância do diálogo com outros órgãos federais foram destacados no Seminário.

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *