enabici | evento | Governo Federal | legislação | PBB
Ministério das Cidades promove a primeira edição do Seminário Bicicleta Brasil
A primeira edição do Seminário Bicicleta Brasil, realizado pelo Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, aconteceu nesta quarta-feira (4). Durante o evento inédito, foram discutidos os principais avanços e desafios da ciclomobilidade brasileira, com foco na implementação do Programa Bicicleta Brasil e da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta (Enabici).
O Programa Bicicleta Brasil foi instituído pela Lei 13.724/2018 e tem como objetivo estimular o uso de bicicletas no país. Para o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, o Seminário Bicicleta Brasil é um exemplo de promoção desse propósito “da primeira até a última milha”.
“A importância do evento é reunir boas práticas e pessoas que conhecem do assunto, para que a gente possa multiplicar. Levar para cada uma das cidades do Brasil a capacitação necessária para que as bicicletas possam fazer ainda mais parte da rotina das pessoas. Seja na busca por saúde, educação ou um emprego. Ir além do esporte e do lazer”, ressaltou o secretário.
O Seminário Bicicleta Brasil contou com a participação de atores ilustres da ciclomobilidade, incluindo representantes do setor público e privado, organizações da sociedade civil e cidadãos. Uma série de apresentações e paineis valorizaram quem faz a bicicleta acontecer no dia a dia e proporcionaram uma troca de experiências vindas de diversas partes do Brasil.
De Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a revista em quadrinhos “Amigos do Pedal” é uma iniciativa do grupo de pesquisa Experiências em Turismo e Transportes Ativos (ETtA), da Universidade Federal Fluminense (UFF). A história é focada no público infantojuvenil e traz bicicletas como protagonistas que desbravam os mais de 80 quilômetros de ciclovia da cidade carioca.
A estudante Raquel Marins, de 22 anos, bolsista do grupo ETtA e uma das autoras da “Amigos do Pedal”, comemorou a oportunidade de estar no encontro. “Nós estamos felizes em poder participar e fazer a diferença como estudantes universitários. Como estamos no início da nossa jornada, é interessante perceber que já podemos impactar positivamente a cultura da bicicleta e crescer nesse meio”.
Além de projetos de organizações da sociedade civil, o Prêmio Bicicleta Brasil, do Ministério das Cidades, é outro braço importante do Programa Bicicleta Brasil e foi divulgado no evento. O prêmio busca premiar iniciativas científicas, técnicas ou artísticas que incentivem o uso de bicicletas em prol da mobilidade integrada e da sustentabilidade. As inscrições vão até o próximo dia 10 de setembro.
O Ministério das Cidades demonstrou que trabalha em ações alinhadas com a Enabici, por meio do Conselho das Cidades, do portal CapaCidades, da construção do Plano Clima e do Programa Cidades Verdes e Resilientes. A retomada da agenda da mobilidade por bicicleta a nível nacional e a importância do diálogo com outros órgãos federais foram destacados no Seminário.
______
PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Ministério das Cidades
- Data de publicação original: 04/09/2023
- Endereço: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/ministerio-das-cidades-promove-a-primeira-edicao-do-seminario-bicicleta-brasil
Ao navegar no Observatório da Bicicleta você concorda com os
Boa tarde
Estou desenvolvendo um Manual de Rotas Cicláveis para os municípios paranaenses, que fará parte de um Programa de estado e gostaria muito de receber avisos sobre os eventos/seminários afetos ao tema, de modo a me atualizar sobre o que está acontecendo na esfera federal.
Olá, Maria Inês.
Nós não emitimos avisos, mas você pode acompanhar a atualização diretamente no portal e nas redes sociais da UCB.