Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.
Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).
INICIATIVAS DA UCB
Análise de dados do Strava Metro
- Conteúdo: atividade de pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento, desenvolvida no âmbito do Observatório da Bicicleta, utilizando dados de deslocamento de ciclistas em cidades brasileiras fornecidos pela plataforma Strava Metro.
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
- Conteúdo: ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país
- Mantenedor: ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS
- Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
- Mantenedor: BikeMaps.org
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
- Mantenedor: OpenStreetMap
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: app de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
- Mantenedor: Bike de Boa
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
- Mantenedor: Colab
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas. O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
- Mantenedor: Strava
- Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro
The Meddin Bike-sharing World Map
- Conteúdo: ferramenta colaborativa contendo localização e informações sobre sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo.
- Mantenedor: Equipe de entusiastas
- Acesso: The Meddin Bike-sharing World Map
MAPAS LOCAIS
Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.
- Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
- Mantenedor: Diversos mantenedores
- Acesso: Clique aqui
NAVEGAÇÃO E ROTAS
O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.
No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.
- Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
- Mantenedor: My.com
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
- Mantenedor: Google
- Acesso: Clique aqui
CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI
O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE MAPEAMENTOS
INSIRA MAPEAMENTOS
Notícias relacionadas

Análise cruzada: dados do Strava e Ciclovias no Rio de Janeiro
Por Nathan Blassel A cidade do Rio de Janeiro não dispõe de sistemas de contagem que possam fundamentar a elaboração de planos, tais como o recente Plano de Expansão Cicloviária. Os dados fornecidos pelo continue lendo…

Novos dados da proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha
Por Cristiano Scarpelli No final do ano de 2022, produzi o estudo Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?, no qual onde busquei estimar a proporção das atividades de treino continue lendo…

Conheça a plataforma com dados da Ameciclo
A Associação de Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) publicou uma Plataforma de Dados com informações sobre mobilidade ativa, em especial para o uso de bicicletas nas cidades. O site oferece dados sobre 34 cidades de cinco continue lendo…

Garmin registra aumento de 7% nas atividades de ciclismo com mais mulheres pedalando
A partir dos dados de seus usuários, a Garmin relata que as atividades de ciclismo aumentaram 7% globalmente nos últimos 12 meses. Os dados foram padronizados para considerar novos usuários do dispositivo Edge durante o continue lendo…

Ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023, segundo relatório do app Strava
O ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023. É o que mostra o “Year of Sports”, relatório produzido pelo Strava, comunidade digital que conta com cerca de 120 milhões de usuários em continue lendo…

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro
Por Cristiano Scarpelli A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Ciclista pedala mais de 5 mil quilômetros para percorrer todas as ruas de Joinville: “Foi 95%”
Com a determinação de cumprir um desafio pessoal, o ciclista Vanderson Kletemberg Nazario, de 36 anos, está prestes a conhecer cada rua de Joinville, após já ter pedalado mais de 5 mil quilômetros pela cidade continue lendo…

Investigação mostra que prefeitura de São Paulo manipula dados sobre tamanho da malha cicloviária
Por Caio Guatelli. O problema, por incrível que pareça, é ainda maior. São Paulo não está apenas estagnada há um ano. São Paulo, na verdade, deu marcha ré. A estrutura cicloviária encolheu, e ninguém sabe continue lendo…

Ciclista pedala 646 km e sobe 26.563 m em 78 horas no Rio de Janeiro
Não sabendo ser impossível, foi lá e fez. Na segunda-feira (24), o ciclista Túlio Raunyr, de 32 anos, que pratica ciclismo há 19 anos, registrou 646,1 quilômetros em pouco mais de 78 horas. Durante o continue lendo…

Strava reconhece dinossauro como o maior desenho de GPS já feito de bicicleta
Entre outubro e novembro do ano passado, quatro amigos aceitaram o desafio de “desenhar” no Strava um enorme dinossauro bem no meio da França. Maxime Brugère, Florent Arnaud, Franck Delome e Nicolas Meunier levaram seis continue lendo…