Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Portugal: Federação desafia a andar de bicicleta na Semana da Mobilidade

Entre 16 e 22 de setembro celebra-se a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade. O tema central deste ano é a “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”. Há muitas iniciativas a decorrer em continue lendo…

Leia mais

Inscripción para los órganos administrativos del Foro Mundial de la Bicicleta

Español INSCRIPCIÓN PARA LOS ÓRGANOS ADMINISTRATIVOS DEL FORO MUNDIAL DE LA BICICLETA Por primera vez se abre la posibilidad de crear una Secretaria de Memoria, compuesta por 1 organización de la sociedad civil (para mantener continue lendo…

Leia mais

Inscrição para os órgãos administrativos do Fórum Mundial da Bicicleta

Português INSCRIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS DO FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA Pela primeira vez se abre a possibilidade de criação de uma Secretaria de Memória, composta por 1 organização da sociedade civil (para manter vivo continue lendo…

Leia mais

ONG promove mobilidade sustentável através da bicicleta nas aldeias indígenas do Brasil

As ações vão desde doações até investimento e mentoria. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos indígenas brasileiros vivem em território urbano. Se for parar para pensar continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, diversidade e ação social no Shimano Fest 2021

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro

Transformar a dor em uma ação positiva, ainda que em meio a processos muito difíceis, foi a experiência vivida pelo economista Persio Davison, de 73 anos. Da trágica morte de seu filho, Pedro Davison, atropelado por continue lendo…

Leia mais

Santuário Frei Galvão tem programação especial pelo Dia Nacional do Ciclista

Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, o Santuário São Frei Galvão preparou uma programação especial para domingo, 22 de agosto, com celebração de Missa e bênção das bicicletas. O Santuário de São Frei Galvão continue lendo…

Leia mais

Retorno do Talibã é uma ameaça às mulheres ciclistas do Afeganistão

Com a insurgência do Talibã a geração de mulheres ciclistas do Afeganistão corre risco de acabar devido a restrição de direitos impostas pelos talibãs. O grupo extremista Talibã tomou o controle de Cabul, capital do continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Nas últimas décadas, muitos municípios brasileiros passaram a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta. O aumento das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades melhorou a mobilidade dessas pessoas. Mas segundo a cicloativista continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Estratégia nacional para a bicicleta faz anos sem pedalada. Precisa urgentemente de liderança e recursos”

Foi publicada a 2 de Agosto de 2019 a Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) 2020-2030[1]. A Estratégia, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros, estabelece metas ambiciosas para o país. Entre elas, que a continue lendo…

Leia mais
1 2 3 20