Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO CADASTRO

O Observatório da Bicicleta instalará, na próxima fase de seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas mais completo e estruturado.

Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário a seguir.

CONHEÇA E ASSOCIE-SE À UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é formada por Instituições de Ciclistas nestas duas categorias:

  • Associadas Instituições Atuantes: instituições de ciclistas com a finalidade principal de promover a ciclomobilidade e que desejam compor a Assembleia Geral da UCB
  • Associadas Instituições Apoiadoras: instituições de ciclistas de qualquer finalidade e instituições de outros ramos de atuação (ecologistas, comunitárias etc.) que desejam apoiar as finalidades da UCB, mas que não desejam compor a Assembleia Geral da UCB

Notícias relacionadas

“Como utilizar mapas para encontrar ciclovias”

“Quando o assunto é mobilidade alternativa em duas rodas, muitas dúvidas podem surgir, sobre onde circular, regulamentação, segurança entre outras. Desta forma, este conteúdo traz dicas importantes sobre como encontrar as melhores rotas pelo Brasil. Além do Google, existem outros mapeamentos de rotas exclusivas para ciclistas, no site do Instituto DBike por exemplo, está disponível continue lendo...…

Leia mais

“S. Bárbara lança campanha educativa para segurança de ciclistas”

“Orientar os ciclistas e garantir a segurança. Com este objetivo, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), em parceria com o Pedala SBO lançam uma campanha educativa neste domingo (5). A blitz contará com o auxílio de guardas municipais e será realizada nas proximidades do continue lendo...…

Leia mais

“ONG capacita entregadores de bike e propõe formatos de entrega mais justos”

“Com as discussões sobre a precarização do trabalho dos entregadores de aplicativos, que fizeram uma paralisação nesta quarta-feira (1º), as discussões sobre formas alternativas de delivery ganham visibilidade. Modelos de negócio mais justos para o trabalhador e para os pequenos comerciantes — que sofrem com as altas taxas cobradas pelos apps — são possíveis? O continue lendo...…

Leia mais

“Curitiba segue tendência mundial e procura por bicicletas aumenta em meio à pandemia”

“Enquanto grande parte das empresas sofre por conta das restrições à circulação de pessoas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, em Curitiba um setor vem conseguindo crescer, mesmo em meio às adversidades – ou até mesmo, nalguma medida, por conta delas. São as bicicletarias, que desde março viram aumentar as vendas e também a continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas querem mais segurança para pedalar no Recife”

“A reedição da Ciclofaixa de Turismo e Lazer no último sábado (27) levantou a questão da segurança entre os ciclistas. Na sexta (26), a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) divulgou uma nota cobrando a implantação de uma malha cicloviária emergencial na capital pernambucana. “Diversas pesquisas indicam que grande parte da população recifense estaria continue lendo...…

Leia mais

Pedalar ou não pedalar? Um dilema entre economia, saúde e segurança

São 07h da manhã de uma terça-feira de maio. Os termômetros marcam 11ºC, mas o frio parece mais forte. Uma névoa branca cobre a Estrada do Colônia. Na subida próxima ao CEU Parelheiros, o pedreiro Aparecido Fertonani, de 55 anos, já está sem fôlego e sua bicicleta comprada de segunda mão tem problemas em algumas continue lendo...…

Leia mais

Irene & Valéria: “Vou de bike”

A bicicleta tá presente na vida de muitos e muitas de nós – e na quebrada, não é diferente. Desde cedo, aprendemos a pedalar (ou não, né?). Veja a Irene, por exemplo. Ganhou uma bike, não sabe pedalar e foi trocar ideia com a amiga Valéria, que apresentou um universo de possibilidades e cuidados pra continue lendo...…

Leia mais

Bike é Liberdade!

Amélia Rodrigues mora no Jardim Santa Fé, região da Vila Natal, no Grajaú, e três vezes por semana pedala até o trabalho na Chácara Santo Antônio, também na zona Sul. Em parte do trajeto, ela tem ciclovias à disposição, mas ao chegar no Largo do Socorro o caminho tem que ser feito em meio aos continue lendo...…

Leia mais

Bike na Quebrada: o que a lei garante pra quem pedala em São Paulo?

A bicicleta tá presente na vida de muitos e muitas de nós – e na quebrada, não é diferente. Desde cedo, aprendemos a pedalar. E o que para uns é apenas lazer ou esporte, para outros é um meio de transporte para os afazeres do dia a dia. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas se reúnem em manifestação após adolescente morrer atropelado em Criciúma”

“Em Criciúma, cerca de 150 ciclistas estão reunidos no local do acidente que resultou na morte de um adolescente de 13 anos na noite desta terça-feira, dia 23. Ele foi atropelado por um ônibus na avenida Centenário, próximo ao Terminal Central, enquanto andava de bicicleta, no sentido Pinheirinho. A principal solicitação dos manifestantes é por uma ciclovia, continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 5