Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO CADASTRO

O Observatório da Bicicleta instalará, na próxima fase de seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas mais completo e estruturado.

Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário a seguir.

CONHEÇA E ASSOCIE-SE À UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é formada por Instituições de Ciclistas nestas duas categorias:

  • Associadas Instituições Atuantes: instituições de ciclistas com a finalidade principal de promover a ciclomobilidade e que desejam compor a Assembleia Geral da UCB
  • Associadas Instituições Apoiadoras: instituições de ciclistas de qualquer finalidade e instituições de outros ramos de atuação (ecologistas, comunitárias etc.) que desejam apoiar as finalidades da UCB, mas que não desejam compor a Assembleia Geral da UCB

Notícias relacionadas

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado Cláudio Leite da Silva, de 57 anos, no Recreio, na última segunda-feira, expõe, mais uma vez, os riscos enfrentados pelos continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio

Centenas de ciclistas se reuniram neste sábado (16) na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, em protesto pela morte do ciclista Claudio Leite da Silva, de 57 anos, atropelado, por volta das 5h40 da madrugada, da última segunda-feira (11) por um carro dirigido pelo capitão do Corpo de Bombeiros João continue lendo...…

Leia mais

Ghostbikes homenageiam ciclistas mortos e alertam para o respeito à vida

Quem passa pelas vias de Brasília com certeza já viu uma bicicleta branca com flores e enfeites às margens das vias. Mas o que elas querem dizer? Conhecidas como ghostbikes, a iniciativa faz parte de uma ação da ONG Rodas da Paz para homenagear ciclistas mortos pelo trânsito do Distrito Federal, além de conscientizar a continue lendo...…

Leia mais

Observatório da Bicicleta contrata Assistente de Conteúdo

A UCB – União de Ciclistas do Brasil contrata Assistente de Conteúdo para realizar trabalho de inserção de publicações no Acervo do Observatório da Bicicleta, um projeto do seu GT Pesquisa, entre outros serviços. O Edital 01/2021, lançado no dia 13 de janeiro, selecionará uma Pessoa Física mediante contrato com Pessoa Jurídica (MEI, Eireli ou continue lendo...…

Leia mais

Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital

Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte do projeto “Transposições Locais – a bicicleta em contextos periféricos”, feita pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – continue lendo...…

Leia mais

Família de jovem atropelada segue na luta pelos direitos dos ciclistas

Reportagem televisiva. A morte da ciclista e ativista Marina Kohler em São Paulo chamou a atenção do país depois que o atropelador deixou a delegacia pela porta da frente. Neste domingo (15), o motorista foi indiciado por homicídio culposo e por fugir do local sem prestar socorro. O Domingo Espetacular conversou com a família de continue lendo...…

Leia mais

Apenas uma parte dos candidatos a prefeito de Belém adere compromisso com a mobilidade

Cinco candidos a prefeito de Belém assinaram a Carta- Compromisso com a Mobilidade Sustentável, elaborada pelo Coletivo ParáCiclo, que desenvolve a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições em Belém. Eles se comprometeram com a necessidade de melhorar a mobilidade de Belém. Por ordem de assinatura, já estão comprometidos com o projeto os candidatos, Vavá Martins (Republicanos), Thiago continue lendo...…

Leia mais

Por que as cidades são tão hostis às mulheres?

Marina Harkot, pesquisadora e cicloativista, foi morta em crime de trânsito no sábado, em SP. Leia um de seus artigos, em que analisa deslocamentos femininos na metrópole — em especial os riscos e dificuldades de usar a bicicleta como opção Por Marina Kohler Harkot, Letícia Lindenberg Lemos e Paula Freire Santoro, publicado na Revista de Arquitetura da Universidade dos Andes continue lendo...…

Leia mais

Morte de cicloativista Marina Harkot gera comoção e pedido por justiça

A morte da cicloativista Marina Kohler Harkot, 28 anos, na madrugada do último domingo, 8, em São Paulo, causou comoção e revolta, além de pedidos por justiça e melhores políticas de mobilidade urbana. A jovem era pesquisadora do LabCidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e faleceu após ser atropelada enquanto andava continue lendo...…

Leia mais

Ciclista de 28 anos morre atropelada em SP; motorista fugiu

A pesquisadora e cicloativista Marina Harkot, 28, morreu no início da madrugada de hoje após ser atropelada enquanto andava de bicicleta em uma via do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Ela não resistiu e morreu no local. O motorista fugiu sem prestar socorros. O episódio ocorreu pouco depois da meia-noite deste domingo (8), na continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 14