Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO CADASTRO

O Observatório da Bicicleta instalará, na próxima fase de seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas mais completo e estruturado.

Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário a seguir.

CONHEÇA E ASSOCIE-SE À UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é formada por Instituições de Ciclistas nestas duas categorias:

  • Associadas Instituições Atuantes: instituições de ciclistas com a finalidade principal de promover a ciclomobilidade e que desejam compor a Assembleia Geral da UCB
  • Associadas Instituições Apoiadoras: instituições de ciclistas de qualquer finalidade e instituições de outros ramos de atuação (ecologistas, comunitárias etc.) que desejam apoiar as finalidades da UCB, mas que não desejam compor a Assembleia Geral da UCB

Notícias relacionadas

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de locomoção. Porém, nem todos os municípios estão adaptados para isso, como acontece com Mogi das Cruzes. A vendedora Mel Maia pedala continue lendo...…

Leia mais

“Em webinar da União de Ciclistas do Brasil, CNM alerta sobre apoio federal e uso correto de recursos”

“Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do primeiro webinar da campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, cujo objetivo é discutir, entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o uso da bicicleta durante e após a pandemia do novo coronavírus. No primeiro seminário on-line, os convidados falaram do meio de transporte não só como alternativa para continue lendo...…

Leia mais

“Grande Vitória precisa de medidas mais ousadas para ciclovias”

“O avanço da ciclomobilidade no mundo novas ideias vem orquestrando novos conceitos, como a preocupação da ampliação da malha cicloviária. Na realidade da Grande Vitória, precisamos de medidas mais ousadas no planejamento de mobilidade urbana. Um grande exemplo disso são as ciclorrotas construídas pela gestão municipal de Vitória [leia o restante da matéria e acesse continue lendo...…

Leia mais

“Aprovado na Câmara, projeto que estabelece implantação de ciclovias nas avenidas de São Luís só precisa ser sancionado”

“Inúmeras e antigas são as reclamações relacionadas à ausência de ciclovias em São Luís. As queixas são feitas, tanto por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, quanto por quem a utiliza para fins desportivos. No entanto, o que muitos não sabem é que já tramitou, na Câmara Municipal de São Luís, continue lendo...…

Leia mais

“Associação de ciclistas locais repudia evento que gerou aglomeração em Aquidauana”

“A AAAC (Associação Anastaciana e Aquidauanense de Ciclismo) emitiu uma nota de repúdio ao evento que gerou aglomeração de pessoas em Aquidauana e região, realizado no último sábado (25). Um grupo de quase 50 ciclistas de Campo Grande vieram em vários veículos realizar um “encontro de pedal”, causando revolta entre os moradores.Todos os municípios da região continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas apontam maiores dificuldades para uso de bicicleta em Vitória”

“Em uma pesquisa realizada de forma virtual pelo Coletivo Pedalamente, a falta de estrutura cicloviária é apontada por 81,2% como uma das maiores dificuldades para aderir ou manter o uso da bicicleta como meio de transporte diário em Vitória. Coletando 171 respostas no mês de junho, a pesquisa também aponta que 61,2% dos entrevistados consideram a falta continue lendo...…

Leia mais

Teoria de Mudança para Mudarmos a Prática

Por Murilo Casagrande (Instituto AroMeiazero) Uma das coisas que mais me atraiu para trabalhar com bicicleta foi a possibilidade de falar e fazer quase tudo sobre duas rodas. Ao mesmo tempo, não preciso detalhar o quanto falta ser feito em nossas cidades, o quanto as pessoas sentem medo ao sair de casa pedalando, mesmo antes continue lendo...…

Leia mais

“Mapa colaborativo mostra os melhores itinerários para pedalar”

“No intuito de indicar as melhores rotas para se pedalar nas principais cidades do Brasil, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (Itdp) lançaram o CicloMapa, um mapeamento colaborativo da estrutura cicloviária brasileira. Até então, os mapas das ciclovias no Brasil estavam disponíveis em bases de continue lendo...…

Leia mais

Portugal: “Federação de Utilizadores de Bicicletas alerta para aumento da velocidade nas cidades”

“A Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicletas constata o aumento da velocidade de circulação de automóveis e motas nas ruas urbanas. José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicletas, afirma que o desenho das vias nas cidades e a diminuição do tráfego aumentam o risco para quem circula de bicicleta. A federação continue lendo...…

Leia mais

Campanha da UCB: “Bicicleta é alternativa de transporte durante e depois da pandemia”

“A campanha nacional “Bicicleta para futuros possíveis“, promovida a partir da União de Ciclistas do Brasil (UCB), chegou ao Espírito Santo por meio do coletivo local Pedalamente, que atua em Vitória. A capital capixaba se soma a outras 15 cidades de 11 estados brasileiros na intenção de apresentar as vantagens do uso da bicicleta e necessidades de ações continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 6