Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO CADASTRO

O Observatório da Bicicleta instalará, na próxima fase de seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas mais completo e estruturado.

Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário a seguir.

CONHEÇA E ASSOCIE-SE À UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é formada por Instituições de Ciclistas nestas duas categorias:

  • Associadas Instituições Atuantes: instituições de ciclistas com a finalidade principal de promover a ciclomobilidade e que desejam compor a Assembleia Geral da UCB
  • Associadas Instituições Apoiadoras: instituições de ciclistas de qualquer finalidade e instituições de outros ramos de atuação (ecologistas, comunitárias etc.) que desejam apoiar as finalidades da UCB, mas que não desejam compor a Assembleia Geral da UCB

Notícias relacionadas

Ciclomobilidade e pandemia: novo cenário, renovados desafios

O fenômeno social e biológico mais alastradamente devastador já experimentado pela humanidade viva colocou a bicicleta em evidência. Aos já incontestáveis benefícios da bicicleta se somou mais um, e vital: seu uso como modo de mobilidade, quando comparado ao transporte coletivo, provoca menos riscos de contágio pelo coronavírus (Bicicleta e máscara: o jeito mais seguro continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas: cuidados necessários na pandemia

Pedalar com máscara pode soar desafiador, no entanto, a escolha do tecido da máscara garante conforto. “Dependendo do tecido, ela pode dificultar a respiração. Então, tenho preferido usar máscaras descartáveis ou de tecido mais fino para pedalar e deixo as de tecido mais grosso para outras ocasiões. Dessa forma, fico confortável e consigo usar máscara continue lendo...…

Leia mais

ONG em SP transforma alunos em mecânicos de bicicleta em 60 aulas

Reportagem televisiva. Um curso de 60 aulas transforma em pouco tempo o aluno em um mecânico especialista em bicicleta. Isso sem contar que o estudante aprende também a montar o próprio negócio. A iniciativa é de uma ONG em São Paulo, que e além de formar pessoas, tem dado vida nova às bicicletas abandonadas. A reportagem continue lendo...…

Leia mais

Projeto em SP recupera bicicletas velhas e dá oportunidades de trabalho

Para acabar com o “cemitério de bikes”, uma ONG aqui de São Paulo realiza um trabalho de recuperação das bicicletas entulhadas. Os colaboradores recebem o chamado dos condomínios, vem até o local, recolhem as bicicletas e levam para uma oficina onde serão consertadas para voltar às ruas.

Leia mais

Ciclistas alertam para os cuidados com a segurança na hora de andar de bike

Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece no Brasil até o próximo dia 25, ciclistas reforçam a importância da educação do trânsito desde a primeira infância para formar condutores mais responsáveis e, assim, reduzir o número de mortes nas vias. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em todo o ano continue lendo...…

Leia mais

‘Pedalar é suave’: livro digital em homenagem a Raul Aragão ensina valores do ciclismo para crianças

A ONG Rodas da Paz lança, nesta quinta-feira (24), o livro digital “Pedalar é Suave”. A obra, voltada para o público infantil, ensina práticas de segurança e valores do ciclismo, em uma sociedade sustentável. O personagem que ilustra o livro é inspirado no voluntário da ONG Rodas da Paz, Raul Aragão, vítima de um acidente fatal, em continue lendo...…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro chama atenção para bicicleta como alternativa

Hoje (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. A data é usada por entidades envolvidas com o debate sobre mobilidade urbana para chamar a atenção para alternativas a veículos individuais motorizados, como a bicicleta. Este é o meio de transporte de Marcelo Santos. Aposentado, ele se desloca pedalando e tem um projeto com alunos continue lendo...…

Leia mais

No Recife, ciclistas pilotaram carros de bambu no Dia Mundial Sem Carro

Na terça-feira (22/9), ciclistas se reuniram no estacionamento da Rua da Aurora para a realização do ato de conscientização Carros de Bambu. A ação, organizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife – Ameciclo, consistiu na construção de estruturas de bambu ao redor das bicicletas, simulando o espaço ocupado por um carro de passeio na continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas reclamam que os motoristas não respeitam ciclofaixas

Novas ciclofaixas estão sendo implantadas em Manaus e muitos ciclistas reclamam da falta de segurança. Assista a reportagem com o Pedala Manaus.

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro – Um dia para mudar hábitos

Você não precisa ser como o professor Rafael Nonato, personagem principal desta reportagem que já transformou a bicicleta numa extensão do corpo e da alma. Mas no dia de hoje, 22 de setembro, conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, o pedido é para que você, ao menos, pare e reflita sobre a cidade que continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5 13