Infraestrutura
A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.
O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.
DESTAQUE NO OBSERVABICI
- Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras
CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI
O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE INFRAESTRUTURA
INSIRA INFRAESTRUTURA
Notícias relacionadas
De Paris ao Brasil, modelo de estacionamento para bikes pode ser incentivo ao transporte
Do ponto de vista dos estacionamentos, mais do que pensar em espaços para guardar veículos, é possível pensá-los como facilitadores para a mobilidade nas cidades – seja conectando diferentes modais, aproximando serviços da população ou continue lendo…
Melhorias na infraestrutura incentivaria uso de bicicletas
O perfil do ciclista que circula por Belém chegou a ser traçado pela última edição disponível da pesquisa ‘Perfil do Ciclista Brasileiro 2021’, organizada pela Transporte Ativo e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade continue lendo…
Ciclovias crescem 4% em um ano no país, “mas ainda faltam políticas que incentivem modal”
Com um aumento de 4% no último ano, as ciclovias brasileiras juntas somam 4,3 mil quilômetros de extensão. Mas tanto o número absoluto de ciclovias, quanto o percentual de crescimento delas, ainda é considerado muito continue lendo…
Conheça a plataforma com dados da Ameciclo
A Associação de Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) publicou uma Plataforma de Dados com informações sobre mobilidade ativa, em especial para o uso de bicicletas nas cidades. O site oferece dados sobre 34 cidades de cinco continue lendo…
Ciclistas criticam condições de uso das ciclovias de Porto Alegre
Atualmente, Porto Alegre enfrenta problemas com nove trechos de taludes do Arroio Dilúvio que necessitam de reparos. Essa situação tem causado a interdição de diversas partes da ciclovia na Avenida Ipiranga, gerando insatisfação entre os continue lendo…
Após protestos, ciclofaixa no Recife volta a ser segura para ciclistas
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) concluiu a reinstalação dos prismas da ciclofaixa da Praça da República, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro da capital, garantindo mais proteção para quem pedala continue lendo…
Precisamos falar das ciclovias de Porto Alegre: chega de “puxadinhos” e “remendos”
Sou ciclista e, como muitos porto-alegrenses, usuária das ciclovias da Capital, então vou logo avisando: escrevo com conhecimento de causa. Antes que algum motorista aí do outro lado “torça o nariz”, informo que também tenho carro continue lendo…
Apesar do aumento do espaço para ciclistas, quem usa a bicicleta ainda sofre em Maceió
Apesar do aumento do espaço para ciclistas, quem usa a bicicleta ainda sofre em Maceió. Veja mais detalhes sobre a situação, na reportagem de Mônica Ermirio. TV Pajuçara – Record Acesse: http://tnh1.com.br
Veja a evolução na implantação das primeiras ciclovias em SP
A primeira ciclovia de São Paulo foi construída em 1976 na Avenida Juscelino Kubitschek. Essa ciclovia, conhecida como a primeira infraestrutura cicloviária da cidade, tinha uma extensão de 1.800 metros. No entanto, em 1988, esta continue lendo…
Gestão Nunes entrega apenas 16% dos 300 km prometidos em ciclovias e ciclofaixas em SP
Desenvolvida em gestões passadas, a estrutura cicloviária da capital paulista recebeu pouca ampliação nos últimos quatro anos. O plano de metas da gestão de Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB) previa 300 novos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…