Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.
O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.
DESTAQUE NO OBSERVABICI

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
- Conteúdo: ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país
- Mantenedor: ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui

Grupo de Trabalho Infraestrutura a UCB
- Conteúdo: Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir soluções, prestar assessoria e realizar atividades respeitantes à infraestrutura viária para o uso da bicicleta
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI
O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE INFRAESTRUTURA
INSIRA INFRAESTRUTURA
Notícias relacionadas

Censo: calçadas sem obstáculos e ruas arborizadas e com ciclovias são uma realidade para menos de 20% da população
Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia disponível e menos de 2% da população urbana mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas. Em números absolutos, pouco mais de 3 milhões continue lendo…

Não há ciclovias em mais da metade das cidades brasileiras, diz IBGE
Não há ciclovias em 3.012 das 5.570 cidades do Brasil. O número representa 54,1% do total do país, ou seja, mais da metade dos municípios brasileiros não possui vias sinalizadas para bicicletas. O dado faz continue lendo…

Goiás está entre os Estados com menor acesso da população a ciclovias, aponta IBGE
Índice coloca Goiás entre os cinco Estados com menor cobertura cicloviária do país, ao lado de Minas Gerais e Alagoas, que também registraram 0,9% Apesar de avanços em áreas como iluminação pública e pavimentação, o Estado de continue lendo…

88% da população brasileira mora em ruas sem vias ciclísticas
O IBGE divulgou mais informações sobre o Censo 2022. Agora, reuniu estatísticas diversas como pavimentação de vias, iluminação pública, presença de rampas de cadeirantes e arborização urbana. O levantamento só considerou áreas urbanas, portanto abrangeu continue lendo…

Infraestrutura para bicicletas nas cidades brasileiras é deficiente, aponta IBGE
A população urbana que mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas não chega a 1,9% do total, indica uma publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (17). Em continue lendo…

Só 1,9% dos brasileiros vivem em ruas com área para circulação de bicicletas
Somente 3,3 milhões de brasileiros (1,9% da população) vivem em ruas com sinalização para a circulação de bicicletas — ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Em mais da metade (54%) dos municípios brasileiros não foram registradas nenhuma continue lendo…

Ciclistas brasileiros usam a bicicleta mais de cinco vezes por semana e não pedalam mais porque faltam ciclovias
O ciclista brasileiro usa a bicicleta predominantemente como meio de transporte, pedala cinco ou mais vezes por semana e não utiliza a bike ainda mais por medo do violento trânsito do País e devido à continue lendo…

Novo PAC do Governo Federal inclui iniciativas para bicicletas
O Governo Federal pretende investir R$ 8,4 bilhões em projetos de mobilidade urbana e renovação da frota do transporte público em 2025, por meio da nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). continue lendo…

Motoristas avançam sinal vermelho em rotatória do Anel Viário em Limeira
Desrespeito à lei de trânsito preocupa quem passa pelo local, que está na altura do Jardim Ipiranga. Assista a matéria na reportagem da EPTV em https://globoplay.globo.com/v/13261838/. .

Construtora da ciclopassarela com problema em São Paulo é a mesma da Ciclovia Tim Maia, que desabou e matou duas pessoas no Rio de Janeiro
Eu tenho certeza de que leitoras e leitores desta coluna não contratariam uma empreiteira para fazer um muro nas suas casas se soubessem antes que uma obra semelhante realizada por essa mesma firma tinha desabado e provocado continue lendo…