Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Mapa do sistema cicloviário de Florianópolis quase dobrou em três anos

Aos poucos, o mapa cicloviário da Capital vai ganhando novos contornos. Na última semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a realização de obras estruturais que ofertarão mais alguns quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas. Nos últimos três anos, a malha cicloviária quase dobrou, passando de 75 km para atuais 144 km, de acordo com dados continue lendo...…

Leia mais

Malha cicloviária segue em lento crescimento nas cidades brasileiras

A capital brasileira com a maior malha cicloviária é São Paulo: 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Na parte de baixo dessa tabela, encontramos Macapá, com apenas 11 km, São Luís e Porto Velho. Esses números representam uma considerável expansão. Os 3291 km de ciclovias das capitais brasileiras somadas são continue lendo...…

Leia mais

Proteger o ciclista

A despeito do quadro negativo, ao menos a situação vem melhorando ao longo dos últimos anos –muito em razão da pressão de associações civis dedicadas ao tema, reconheça-se. A maior parte dos avanços ocorreu na gestão Fernando Haddad (PT), que de 2013 a 2016 criou cerca de 400 km de ciclovias e ciclofaixas. Houve problemas, continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas enfrentam dificuldades para utilizar vias exclusivas

Lixos, entulhos, pedestres e carros. Esses são alguns dos obstáculos que os ciclistas têm que desviar durante a utilização das vias exclusivas para bicicletas. O espaço dedicado àqueles que preferem circular pela cidade ao ar livre também apresentou limitações. Durante algumas das principais vias das cidades do Recife e Olinda, a reportagem do Diario de continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina também – deu um salto na infraestrutura viária voltada para as bicicletas. A cidade está repleta de ciclofaixas. Por toda continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas pedem obras cicloviárias em rodovias

Integrantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Associação CicloIguaçu), em Curitiba, pedem para que as novas concessões de pedágio, que devem entrar em operação no fim do ano que vem, incluam obras cicloviárias para melhorar a segurança de quem utiliza bicicletas nas rodovias. A entidade funciona desde 2011 com o objetivo de promover o diálogo continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do Education Center do Oregon avaliou 14 corredores exclusivos para bikes em seis cidades dos Estados Unidos (Portland, Seattle, São Francisco, continue lendo...…

Leia mais

Fortaleza lança programa para implementar microparques e ciclovias arborizadas

Lançado no mês passado, o programa Fortaleza Mais Verde pretende criar uma rede de microparques na capital cearense e implementar corredores cicloviários arborizados. O plano começou a ser executado ainda em agosto. “O intuito da proposta é preservar, garantir e ampliar progressivamente a cobertura verde da Cidade de Fortaleza, tornando essas áreas utilizáveis para serem usufruídas pela população”, continue lendo...…

Leia mais

Eleições 2020: São Vicente tem uma bike a cada dois habitantes; malha viária não acompanha demanda

Em ascensão como meio de transporte alternativo, as bicicletas destacam-se sobre os demais meios de transporte pela praticidade, baixo custo e, nos últimos meses, sensação de imunidade, enquanto o coletivo atualmente tornou-se sinônimo de risco por conta da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais

Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas

Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros de ciclofaixa, 200 km de ciclorrota e cerca de 50 quilômetros de calçadas compartilhadas. A metade – 400 quilômetros de continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 10