Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Umuarama terá mais trechos com ciclovias nas principais avenidas do município”

“Iniciada há poucos dias, a ciclovia na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na atual gestão. A nova opção de mobilidade fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade – na Avenida Ângelo continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de locomoção. Porém, nem todos os municípios estão adaptados para isso, como acontece com Mogi das Cruzes. A vendedora Mel Maia pedala continue lendo...…

Leia mais

“Fortaleza quer ser uma cidade 100% ciclável. Veja como”

“O secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia, conversou com o Mobilize sobre política cicloviária e infraestrutura para pedalar na capital cearense. Sabóia, que lidera no município os programas de Segurança Viária e Cidades Saudáveis, em parceria com a Bloomberg Philantropies e Organização Mundial de Saúde, conta como foi que, continue lendo...…

Leia mais

“Incentivo a uso da bicicleta está em marcha lenta em São Paulo”

“As grandes cidades do mundo não perderam tempo. Tão logo perceberam que ônibus e metrô seriam ambientes indesejáveis após a quarentena (pelo óbvio motivo de não permitirem o distanciamento social), elas correram para incentivar o uso da bicicleta. Buscavam, assim, impedir que os moradores entupissem de carros as vias já congestionadas dessas metrópoles [leia o continue lendo...…

Leia mais

“Foztrans reforça sinalização e implanta ciclofaixas em avenidas da cidade”

“O Foztrans – Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – segue avançando na consolidação do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Nesta semana, a autarquia reforçou a  sinalização horizontal e implantou ciclofaixas em toda a extensão da Avenida Beira Rio, na Vila Portes, e também em um trecho da Avenida Araucária, na continue lendo...…

Leia mais

“Projetos de ciclovias ganham força na região [do Alto Tietê] em meio à pandemia”

“As cidades do Alto Tietê estudam a implantação de novas ciclovias. De acordo com um levantamento realizado pelo DS, dos dez municípios da região, seis tem projetos para viabilizar novas rotas para os ciclistas. Na cidade de Suzano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana informou que foram identificadas a necessidade de novas ciclofaixas no Plano continue lendo...…

Leia mais

“Uso da bicicleta é recomendado para deslocamento na quarentena”

“Durante o isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19, a bicicleta aparece entre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como melhor forma de se deslocar entre os espaços. Seguindo a tendência, a administração pública de Fortaleza já vinha investindo no uso do transporte cicloviário. Se por um lado a bicicleta evita aglomerações em continue lendo...…

Leia mais

“Ciclovias temporárias são resposta sustentável de cidades do Brasil e da América Latina à Covid-19”

“Cidades têm implementado ciclovias temporárias para viabilizar deslocamentos seguros durante a pandemia de Covid-19 e evitar que usuários do transporte coletivo migrem para carros e motos. Aos poucos, a prática ganha corpo na América Latina, inclusive no Brasil. É uma oportunidade de ouro para fortalecer a mobilidade urbana por bicicleta – mas para isso, é preciso que continue lendo...…

Leia mais

“Grande Vitória precisa de medidas mais ousadas para ciclovias”

“O avanço da ciclomobilidade no mundo novas ideias vem orquestrando novos conceitos, como a preocupação da ampliação da malha cicloviária. Na realidade da Grande Vitória, precisamos de medidas mais ousadas no planejamento de mobilidade urbana. Um grande exemplo disso são as ciclorrotas construídas pela gestão municipal de Vitória [leia o restante da matéria e acesse continue lendo...…

Leia mais

“Aprovado na Câmara, projeto que estabelece implantação de ciclovias nas avenidas de São Luís só precisa ser sancionado”

“Inúmeras e antigas são as reclamações relacionadas à ausência de ciclovias em São Luís. As queixas são feitas, tanto por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, quanto por quem a utiliza para fins desportivos. No entanto, o que muitos não sabem é que já tramitou, na Câmara Municipal de São Luís, continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 8