Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Milão implantará “Super-Ciclovia” que cobrirá toda cidade até 2035

Como parte da política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, o Conselho Metropolitano de Milão aprovou seu projeto Biciplan “Cambio”, um novo sistema que introduz corredores chamados “superciclo” por toda a cidade. continue lendo…

Leia mais

USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos continue lendo…

Leia mais

Milão vai construir 750 km de ciclovias ligando 80% da cidade

A cidade de Milão se comprometeu de formal oficial e pública a construir 750 quilômetros de ciclovias até 2035. O anúncio faz parte de um plano do município para tornar a bicicleta a forma de transporte continue lendo…

Leia mais

Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%

Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo continue lendo…

Leia mais

Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais

Meta é aumentar malha cicloviária em pelo menos 21% no DF

O Distrito Federal fecha 2021 com 616 quilômetros de malha cicloviária. Neste ano, o Governo do DF aumentou os investimentos em ações que facilitaram o acesso a esse modo de deslocamento ativo, como a construção continue lendo…

Leia mais

4 Maneiras de desenhar ruas seguras para bicicletas

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou uma alternativa ainda mais popular, resiliente e confiável para os deslocamentos cotidianos, e ciclovias temporárias (ou pop-up) são cada vez mais comuns em grandes cidades ao redor do continue lendo…

Leia mais

Niterói é escolhida cidade líder na campanha global Cidades Pedaláveis

Niterói foi selecionada como uma das cidades líderes da campanha “Cidades Pedaláveis”, uma iniciativa mundial do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A meta global da campanha é fazer com que as cidades continue lendo…

Leia mais

Pelotas vai finalizar o ano com 60 quilômetros em ciclovias

A cidade de Pelotas chega ao fim de 2021 entre os municípios gaúchos com maior infraestrutura própria para o deslocamento de ciclistas. Cerca de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas compõem o mapa cicloviário da cidade, continue lendo…

Leia mais

Projeto com texto de associação dos ciclistas é aprovado na Câmara Municipal de Petrópolis

Com texto que teve contribuição da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe), a Câmara Municipal de Petrópolis (RJ) aprovou uma Indicação Legislativa para que o prefeito da cidade crie um projeto de lei dispondo sobre continue lendo…

Leia mais
1 2 3 26