Frota de bicicletas do Brasil – Abraciclo

Considerações acerca do dado

O dado mais citado acerca da frota de bicicletas no Brasil é proveniente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, que estima a quantidade de bicicletas em função da produção nacional e da importação de bicicletas, bem como da durabilidade média das mesmas.

Em 2005 a publicação “O mercado de bicicletas no Brasil”, de autoria da Abraciclo e da Abradibi – Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores, Exportadores e Importadores de Bicicletas, Peças e Acessórios apresentou a estimativa de frota de 60 milhões de bicicletas. A referida publicação é citada no Caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades (Ministério das Cidades, 2007) e no relatório Cidades cicláveis: avanços e desafios das políticas cicloviárias no Brasil (Ipea, 2017).

A estimativa da frota atual consta de diversas notícias da Abraciclo nas quais são atualizados dados acerca da produção e do mercado de bicicleta. O dado a seguir consta da notícia Indústria de bicicletas produz 51 mil unidades em abril de 2021, datada de 13/05/2021.

Fonte: Abraciclo

Dado da Abraciclo

Frota nacional em 2021: mais de 70 milhões de unidades

.

Outros dados sobre frota de bicicletas

Clique aqui para ver também dados sobre frota de bicicletas no Brasil produzido pela Multiplicidade Mobilidade Urbana.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 11/05/2020. Atualizado em 20/05/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta