Cicloturismo | ferrovias | Paraná
Ferrovias desativadas ou ociosas do Paraná podem virar rota para cicloturismo

Ferrovias desativadas ou ociosas no Paraná podem virar rotas de cicloturismo. A proposta é do deputado estadual Goura (PDT), que tem debatido o assunto junto aos órgãos do Governo Federal e do Paraná, além de entidades da sociedade civil e empresas do setores.
De acordo com o parlamentar, apesar do grande potencial para efetivar rotas de cicloturismo, o Paraná ainda conta com poucas iniciativas para desenvolver e colocar em prática projetos. Agora, diante de uma demanda crescente, seria o momento de dar uma atenção ao assunto.
“Essas iniciativas refletem um movimento crescente na direção ao desenvolvimento de projetos que promovam o cicloturismo e a valorização das antigas malhas ferroviárias, impulsionando o turismo sustentável e a mobilidade ativa”, destacou Goura.
O deputado informou que recentemente manteve contato sobre o aproveitamento de linhas férreas desativadas para projetos de cicloturismo com órgão como a Secretaria de Estado do Turismo (SETU) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e entidades como a Aliança Bike e a empresa Rumo S.A.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Bem Paraná
- Data de publicação original: 15/03/2025
- Endereço: Clique para acessar