Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo dominante atualmente restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Entregadora de aplicativo roda 14h por dia de bicicleta, às vezes sem fazer uma única refeição completa”

“Para ganhar cerca de R$ 60 por dia, Luiza Helena Rizzo, de 23 anos, trabalha até 14 horas sobre duas rodas. Entregadora de aplicativo, ela pedala dezenas de quilômetros diariamente na região da Tijuca e do Grajaú. A rotina, de segunda a segunda, sem folgas, é pesada. Na bolsa, só biscoito para enganar a fome, continue lendo...…

Leia mais

“Todas as bicicletas na Holanda terão motores em até 15 anos, diz porta-voz da indústria local”

“Balanço publicado pelas associações RAI e Bovag, que representam a indústria e o comércio de bicicletas na Holanda, mostra crescimento de 5,7% nas vendas do varejo em 2018. O mercado interno absorveu 1 milhão de unidades e, pela primeira vez, as protagonistas foram as elétricas. Com uma venda de 409 mil unidades, as e-bikes desbancaram as continue lendo...…

Leia mais

Gramado/RS: “Rotas de Cicloturismo são lançadas nesta sexta-feira”

“A Prefeitura de Gramado,através da Secretaria Municipal de Turismo, lança nesta sexta-feira (3), as rotas de Cicloturismo. Os diferentes passeios turísticos oferecem a experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades, moradores e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região. Ao todo são sete continue lendo...…

Leia mais

Projetos criam direitos para entregadores de aplicativos Fonte: Agência Câmara de Notícias

Na semana em que entregadores de aplicativo fizeram greve, deputados apresentaram pelo menos quatro propostas sobre direitos desses profissionais. Na quarta-feira (1º), a categoria se uniu e realizou protestos em várias cidades brasileiras por melhores condições de trabalho, aumento do valor recebido por quilômetro rodado e do valor mínimo de cada entrega, e ainda apoio continue lendo...…

Leia mais

“França censura comercial de bicicleta que ‘desacredita o mercado automobilístico’ “

“De acordo com a fabricante de bicicletas holandesa Van Moof, as autoridades francesas de mídia impediram que os veículos de comunicação exibissem o mais recente anúncio do modelo de bicicleta elétrica S3. Alegaram que as representações dos danos causados criam “um clima de ansiedade”. O anúncio é bastante direto. Mostra um carro esportivo elegante como continue lendo...…

Leia mais

“Coletivo de mulheres e LGBTQ+ ganha notoriedade em entregas de bike por SP”

“O discurso de Aline Os destoa da realidade atual das ruas. Em um momento em que direitos de entregadores são suprimidos, quase nulos, a ciclista paulistana vai na direção contrária. Com ideais sólidos, como figura central de um coletivo de mulheres e LGBTQ+, as Señoritas Courier, ela uniu duas causas, transformando-se numa voz ativa, ouvida continue lendo...…

Leia mais

“Condições de trabalho de entregadores de aplicativos pioram durante pandemia, mostra pesquisa”

“A crise do novo coronavírus deixou ainda pior a condição de trabalho para os entregadores de aplicativos. É o que revela uma pesquisa da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir) a partir de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual aponta que houve aumento na jornada de trabalho, queda na remuneração, continue lendo...…

Leia mais

“Associação do setor de bicicleta registra aumento de 50% nas vendas de maio”

“O otimismo em relação ao uso maciço da bicicleta na reabertura das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus se refletiu nos números de maio. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) registrou aumento de 50% nas vendas de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram continue lendo...…

Leia mais

“Empresas listam 10 propostas ao governo para estimular uso de bicicleta”

“A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) elaborou dez propostas ao poder público para estimular o uso de bicicletas no país em meio à reabertura das cidades diante da pandemia do novo coronavírus. “É necessário que o poder público entenda e leve a sério esta questão – como já acontece em diversas partes continue lendo...…

Leia mais

Pedalar ou não pedalar? Um dilema entre economia, saúde e segurança

São 07h da manhã de uma terça-feira de maio. Os termômetros marcam 11ºC, mas o frio parece mais forte. Uma névoa branca cobre a Estrada do Colônia. Na subida próxima ao CEU Parelheiros, o pedreiro Aparecido Fertonani, de 55 anos, já está sem fôlego e sua bicicleta comprada de segunda mão tem problemas em algumas continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 7