Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Produção de bicicletas deve crescer 17,4% em 2022

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM deverão produzir 880 mil unidades em 2022. A projeção é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta

Insegurança, medo de assaltos e de sinistros de trânsito é a principal marca no dia a dia dos homens e mulheres que trabalham nas entregas de mercadorias pelas ruas das cidades brasileiras. O dado alarmante continue lendo…

Leia mais

Produção de bicicletas em 2021 foi abaixo do nível pré-pandemia

A produção de bicicletas subiu em 2021 para 749 mil unidades. O número ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia. Em 2019, por exemplo, foram produzidas 919 mil unidades. Os dados foram apresentados nessa quarta-feira pela continue lendo…

Leia mais

Estudo levanta os maiores problemas dos entregadores com bicicletas em São Paulo

A ciclologística é um conceito recente que vem sendo utilizado para definir os serviços de entregas com uso de bicicleta e ou triciclo. Com as frequentes mudanças e desafios nas cidades – como a descarbonização continue lendo…

Leia mais

Uma ideia para ajudar a reduzir o trânsito: andar de bicicleta e receber 600 euros/ano

José Manuel Caetano está disponível para reunir com todos os partidos políticos e explicar detalhadamente o que querem dizer cada uma das propostas que a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta elaborou e espera continue lendo…

Leia mais

Bicicleta como transporte diário: possibilidade ou loucura?

Por Rodrigo Vargas. Há alguns dias conversava via mensagens com um amigo que está morando há aproximadamente dois anos em Portugal. Tentando não me alongar demasiadamente na resposta, tentei ser sucinto ao resumir nossa situação aqui continue lendo…

Leia mais

Governo Federal aprova redução de imposto de importação para componentes de bicicleta

Através do comitê-executivo de Gestão da CAMEX (GECEX) o Ministério da Economia aprovou, na última reunião do Comitê do ano de 2021, zerar temporariamente a alíquota do imposto de importação de quatro componentes de bicicletas: continue lendo…

Leia mais

Seguro bicicleta: veja se vale a pena contratar o serviço

Os seguros para as bicicletas surgiram recentemente como uma resposta à violência urbana que está presente em diversas cidades do Brasil e do mundo. Eles podem restituir na íntegra ou em partes o valor pago continue lendo…

Leia mais

Usuários de bicicleta aumentam em 2021

A população está cada vez mais usando a bicicleta ou a “magrela”, para se locomoverem dentro da rotina do dia a dia. Em 2021, o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Rio registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais

Europa abre espaço para reduzir imposto sobre bicicletas

O Conselho da União Europeia aprovou na semana passada mudanças nas regras para cobrança do VAT, imposto sobre valor agregado. Na prática, Estados membros da UE poderão reduzir ou até zerar suas tarifas do VAT continue lendo…

Leia mais
1 2 3 27