Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas que utilizam bicicletas elétricas pedalam distâncias maiores e com mais frequência

Uma pesquisa realizada com usuários da marca QWIC reforçou a tese de que ciclistas estão pedalando com mais frequência – e percorrendo distâncias maiores – após adquirirem uma bicicleta elétrica. O estudo acompanhou 3.318 pessoas continue lendo…

Leia mais

Banco do Brasil lança crédito para motos, bicicletas e patinetes

O Banco do Brasil lançou esta semana o BB Crédito Mobilidade, linha de financiamento voltada para aquisição de itens de mobilidade, como bicicletas, patinetes, scooters elétricas ou mecânicas e motos abaixo de 125 cilindradas. “Avaliamos continue lendo…

Leia mais

Itaú renova patrocínio a sistemas de bicicletas por mais dez anos

O Itaú renovou, por mais dez anos, o apoio a sistemas de empréstimo de bicicletas que leva o nome do banco e atua em dez cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Buenos continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

Reduzir o uso do carro é melhor para as finanças do que pensa

Trocar o carro por andar a pé ou de bicicleta não só reduz as emissões e é melhor para a saúde, como também ajuda a poupar uma quantidade considerável de dinheiro. Conduzir um carro custa continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista: com o aumento nas vendas, cresce a procura por seguros para bicicletas de alto valor agregado

Com muitas pessoas em busca de uma vida mais equilibrada e saudável, a venda de bicicletas cresceu nos últimos dois anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e continue lendo…

Leia mais

Estudo compara o perfil de usuários de bikes compartilhadas com a população em geral

Bicicletas compartilhadas são ótimas oportunidades para iniciar pessoas na ciclomobilidade, bem como para fortalecer a cultura da bicicleta. Neste contexto, o Cebrap acaba de divulgar um estudo inédito com a caracterização social de usuários dos continue lendo…

Leia mais

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

Leia mais

74% dos soteropolitanos usam mais de um modal para economizar tempo e dinheiro

Dói no bolso pensar em atravessar a malha soteropolitana usando apenas um tipo de veículo devido ao custo-benefício. Para fugir dos altos preços e demora para chegar no destino, 74% das pessoas que fazem seus continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que uso de bicicleta aumenta produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, revelou que ir ao trabalho de bicicleta ou a pé deixa o dia mais produtivo do que os profissionais que usam o carro como meio continue lendo…

Leia mais
1 2 3 32