Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo dominante atualmente restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Cresce o número de pessoas que usam bikes para chegar ao trabalho

Reportagem focando no aumento visível de pessoas que estão usando a bicicleta com meio de deslocamento para o trabalho na cidade de Ribeirão Preto, principalmente em função da pandemia.

Leia mais

O que é ciclologística?

Por Milo Araújo.  O serviço de bike courrier, nome dado para entregadores ciclistas, tem se destacado ao longo dos anos. E você sabia que eles salvam vidas? Pois é. Com a proposta de diminuir o continue lendo…

Leia mais

Prefeitura doa bicicletas e smartphones para ajudar na geração de renda de recifenses

O programa “Renda por App” promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação do Recife (STQ), começa a entregar nesta sexta-feira (19), kits contendo uma bicicleta, um capacete e um continue lendo…

Leia mais

O que muda no mercado após queda do imposto de importação de bicicletas

A onda de otimismo em relação a uma maior adesão às bicicletas nas cidades ganhou um importante capítulo ontem (18), com a redução da alíquota do imposto de importação das bikes montadas. Para mostrar como continue lendo…

Leia mais

Imposto de importação de bicicletas volta à alíquota base de 20%

Desde 2011 as bicicletas estão com imposto de importação elevado à alíquota máxima permitida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), de 35%. Mas este cenário está prestes a mudar: o pleito apresentado em novembro de continue lendo…

Leia mais

Procura dispara e fabricantes de bicicletas não conseguem suprir demanda no Brasil

Os fabricantes de bicicletas no Brasil enfrentam dificuldades para atender à alta na quantidade de pedidos. A situação é agravada porque boa parte da produção se concentra na zona franca de Manaus, que precisou reduzir continue lendo…

Leia mais

80% das empresas usam ou pretendem usar a bicicleta em entregas

A última etapa da entrega de produtos para comércio ou consumidores finais é sempre a mais cara. Conhecido como “última milha”, esse trecho é sempre um desafio logístico. Um novo estudo mostrou que as grandes continue lendo…

Leia mais

Pandemia muda lazer dos brasileiros e bicicleta ganha destaque, mostra pesquisa

Se a pandemia fez o brasileiro gastar mais com bens para a casa, aplicativos de entrega de comida e material de construção, também mudou os hábitos de lazer das pessoas. Com o fechamento de academias continue lendo…

Leia mais

Bicicletas, streaming e livros: vendas cresceram na pandemia

Os brasileiros desenvolveram novos hábitos de lazer e prática de exercícios físicos em 2020, ano marcado pela pandemia do coronavírus. O faturamento das vendas de bicicletas cresceu 54,4% em relação a 2019. Já a receita continue lendo…

Leia mais

Entregadores são funcionários da Rappi e devem ter carteira assinada, concluem fiscais do trabalho

Uma fiscalização de auditores fiscais do trabalho, que durou oito meses, concluiu que entregadores não têm autonomia e que a Rappi deve assinar a carteira, garantindo assim seus direitos trabalhistas. A empresa colombiana de entregas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 17