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Cidades europeias anunciam milhares de km de novas ciclovias. O futuro é da bicicleta?

ilão, Paris, Berlim, Edimburgo e Dublin estão a aumentar a rede ciclável e anunciaram reforços importantes entre o final de 2021 e estes dias de 2022. A Comissão Europeia também reconheceu a importância da mobilidade ativa no combate às alterações climáticas. As transformações vieram à boleia da pandemia, mas a mudança vai para além da construção.

A 14 de dezembro de 2021, foi apresentado o pacote “Efficient and Green Mobility” da UE, com propostas de nova legislação para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), de forma a priorizar as deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos – a ser cumprido, as 424 maiores cidades da RTE-T terão de desenvolver um plano de mobilidade urbana sustentável que promova a mobilidade sem emissões e que fomente o uso dos transportes públicos e a construção de infraestruturas para pedestres e ciclistas.

“Está bastante claro que a mobilidade dentro das cidades é a chave para as transferências modais”, explica Mário Alves, fundador da MUBi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta). “E por isso a bicicleta e o andar a pé têm tido alguma prioridade na estratégia europeia”.

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