| |

Ciclistas de Belém lutam para conquistar seu espaço

Um dos exemplos mais sólidos da mobilidade urbana sustentável é a bicicleta. O veículo não é poluente, faz para a saúde e também para o bolso, já que precisa de uma mínima manutenção e dispensa combustíveis de qualquer natureza. Em Belém, tem sido cada vez mais comum encontrar ciclofaixas e ciclovias e um movimento cada vez maior de pessoas que optaram pela bike como seu meio de transporte principal.

Mas o que poderia ser um bom exemplo de sustentabilidade nem sempre é visto com bons olhos pela população que utiliza veículos motorizados. Ao mesmo tempo em que se observa as ciclovias e ciclofaixas, se vê carros parados sobre elas, motocicletas transitando por ali, buracos, falta de sinalização adequada, entre outros problemas que desestimulam qualquer um a circular sobre as magrelas. Para a jornalista Melissa Noguchi, 37 anos, coordenadora geral do Coletivo Pará Ciclo, a impaciência dos motoristas com os ciclistas e o desrespeito ao espaço deles é definida com uma palavra: carrocentrismo.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *