Campanhas
Para a promoção da bicicleta, é comum o uso de estratégias do tipo campanha (conjunto de atividades coordenadas com vistas a angariar apoio, engajamento, sensibilização ou difusão de uma causa). As campanhas costumam requerer mais esforço e tempo, mas seus resultados costumam ser mais estruturantes da própria organização que a realiza.
Esta seção expõe o resultado do monitoramento de campanhas efetuado pelo ObservaBici.
O ObservaBici é colaborativo: informe uma campanha da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.
Monitoramento de campanhas do ObservaBici
- ✔️ Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2024: realizada pela UCB, Corrida Amiga, Redes Vivas Ativas e G14 – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo municipais para que as mesmas incluam os modos sustentáveis de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2024 – Prazo de participação: aberto
- ✔️ Desafio Semana do Caminhar 2024 – Perifa a Pé: realizado pelo Instituto Caminhabilidade – Tem o objetivo de construir uma coletânea de imagens de pessoas caminhando na periferia das cidades focando o modo de deslocamento e a qualidade das ruas das cidades – Prazo para participação: 10/08/2024
- Campanha Bicicleta faz bem ao comércio: realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) – Tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias – Prazo para participação: aberto
- ✔️ Campanha Bicicleta faz bem ao comércio: realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) – Tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias – Prazo para participação: aberto
- ✔️ Campanha Bicicleta nos Planos: realizada pela UCB e pelo Bike Anjo – Tem o objetivo de assessorar organizações da sociedade civil a incidirem em favor da ciclomobilidade nos Planos de Mobilidade Urbana de suas cidades – Prazo para participação: aberto
- ✔️ Campanha Bicicleta faz bem ao comércio: realizada pela Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) – Tem o objetivo de orientar e incentivar comerciantes a receberem bem os ciclistas, beneficiando-se do aumento do uso da bicicleta na cidade e das estruturas cicloviárias – Prazo para participação: aberto
- ❌ Financiamento Coletivo “Pedale Como Marina“: realizada pelo coletivo Pedale Como Marina visa arrecadar recursos para as custas processuais e atividades de mobilização em todo o país por justiça a Marina Harkot e por todas as vítimas de crimes de trânsito – Prazo para participação: 20/06/2024
- ❌ Campanha Travessia Cilada: realizada pelo Instituto Corrida Amiga – O objetivo é mobilizar pessoas e cidades em todo o Brasil, levantar dados sobre tempos semafóricos e garantir a preferência de circulação dos pedestres junto aos órgãos responsáveis – Prazo para participação: 12/05/2024
- ❌ Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022: realizado pela UCB, Idec, Cidade a Pé, G14 e Redes Vidas Ativas – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo federal e estaduais para que as mesmas incluam os modos sustentáveis de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2022 – Prazo de participação: ano 2022
- ❌ Desafio Intermodal 2022: coordenado pelo Ciclovida UFPF – Tem o objetivo de aferir e comparar eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados fornecidos pelas pessoas participantes – Prazo para participação: de 05 a 29/05/2022
- ❌ Campanha Calçada Cilada 2021: realizada pela Corrida Amiga – Tem o objetivo de mapear calçadas no entorno de hospitais, escolas e espaços de acesso ao transporte público coletivo, reforçando a urgência de termos calçadas seguras, largas e adequadas à legislação – Prazo para participação entre 01 e 31 de julho de 2021
- ❌ Campanha 15por30 – Rodovias seguras para ciclistas: realizada pela Cicloiguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu – Tem o objetivo de estimular e orientar cidadãos e cidadãs a investirem 15 minutos para apresentarem propostas para inclusão de infraestrutura e outras medidas para a segurança de ciclistas e pedestres em seis trechos (lotes) de rodovias federais do estado do Paraná que estão sendo entregues (concessionadas) para empresas privadas pelos próximos 30 anos – Prazo para participação até 05 de abril de 2020
- ❌ Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: realizada pela UCB – Teve o objetivo de incidir em favor de melhorias das condições de uso da bicicleta como modo de mobilidade e de transporte durante e após a pandemia da Covid-19 – Prazo de participação: ano 2020
- ❌ Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020: realizado pela UCB, Idec, Como Anda e Cidade a Pé – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo municipais para que as mesmas incluam os modos sustentáveis de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2020 – Prazo de participação: ano 2020
- ❌ Campanha Mobilidade Ativa nas Eleições 2018: realizado pela UCB, SampaPé e GET-UFPR – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes executivo e legislativo federal e estaduais para que as mesmas incluam os modos ativos de mobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2018 – Prazo de participação: ano 2018
- ❌ Campanha Bicicleta nas Eleições 2016: realizado pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas aos poderes legislativo e executivo municipais para que as mesmas incluam a ciclomobilidade em seus respectivos planos de governo e de mandato durante as eleições de 2016 – Prazo de participação: ano 2016
- ❌ Campanha Bicicleta nas Eleições 2014: realizado pela UCB (União de Ciclistas do Brasil) – Tem o objetivo de incidir sobre as candidaturas ao poder executivo federal para que as mesmas incluam a ciclomobilidade em seus respectivos planos de governo durante as eleições de 2014 – Prazo de participação: ano 2014
Divulgue sua campanha no ObservaBici
O Observatório da Bicicleta publica e divulga campanhas de alcance nacional (ou que possibilite a participação de pessoas de lugares diferentes) e iniciativas similares que estejam em desenvolvimento.
Notícias relacionadas
“Petição online pede ciclofaixas provisórias durante pandemia, em Curitiba”
“Uma petição online está reunindo assinaturas para que seja feito um pedido à Prefeitura de Curitiba para a construção de ciclofaixas provisórias pela cidade durante a pandemia causada pela Covid-19. Segundo a petição, o momento continue lendo…
“Coletivo de ciclistas percorre São Paulo levando kits de higiene para população de rua”
“O coletivo Bike System, criado há cinco anos para pensar a mobilidade urbana e levar música de graça para as ruas, se prepara para distribuir kits de higiene para a população em situação de rua. continue lendo…
Observatório reúne informações sobre coronavírus e mobilidade por bicicleta
A pandemia do Coronavírus (Covid-19) apresenta uma situação nova e desafiadora para toda sociedade, tanto para enfrentar o seu desenvolvimento quanto para a busca de transformações sociais que deixem a sociedade menos vulnerável para eventuais continue lendo…
Bike Arte Gira leva diversão e lazer para o Heliópolis
Quase duas mil pessoas tiveram um dia de lazer, no domingo (29), quando o programa “Bike Arte Gira” fez um pit stop em Heliópolis. A rua Coronel Silva Castro foi tomada pela população local, entre continue lendo…
ONG quer acabar com “cemitérios de bicicletas”
Pondo em prática a reutilização consciente, ONG Aromeiazero está dando um belo destino às bikes abandonadas Para a ONG Aromeiazero, que desde 2011 tem recolhido bikes para projetos sociais, dar um novo destino a bicicletas continue lendo…
Arte urbana, cultura popular e bicicleta mudam a paisagem em São Miguel Paulista
Durante o sábado, 9 de novembro, a Rua Nordestina, localizada no Jardim Lapenna em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, não teve disputa de carros e motos com pedestres e ciclistas. Desde as continue lendo…
ONG retira bicicletas abandonadas para usar em projetos sociais
O instituto promove um curso gratuito na Vila Olímpia, no qual as bicicletas resgatadas servem de material de aprendizado em aulas de mecânica É comum vermos nos condomínios residenciais bicicletários entupidos de bicicletas abandonadas por continue lendo…
Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta
A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste continue lendo…
“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”
“O espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 continue lendo…
“‘Ninguém solta o guidão de ninguém’: é pela bike que elas querem mudar o mundo”
” Grupo de mulheres se reuniu em Campo Grande para incentivar outras mulheres a andar de bike. A primeira dica de Cintia é sobre a mochila. Essa é a primeira de várias sugestões que Cintia Possas, continue lendo…