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Caminhada o ciclismo devem desempenhar um papel maior na descarbonização do transporte, de acordo com mais de 400 organizações

Viagens ativas continuam com baixa prioridade e subfinanciadas no mix de transporte e mobilidade 

Mais de 400 organizações de 73 países assinaram a Carta Aberta da PATH (Partnership for Active Travel and Health – Parceria para Viagens Ativas e Saúde) pedindo aos líderes de governos e a cidades que invistam mais em caminhadas e ciclismo para atingir as metas climáticas e melhorar a vida das pessoas.

Os signatários da carta representam uma ampla variedade de organizações, incluindo aquelas que trabalham pela segurança no trânsito, ar puro, saúde pública e transporte público, bem como grupos de defesa da mobilidade a pé e por bicicleta.

Durante a Conferência do Clima COP27 em Sharm el Sheikh, no Egito, a carta foi apresentada a representantes dos governos do Egito, Etiópia, Holanda e Portugal. As ambições da carta, bem como as conclusões do novo relatório Abra caminho para caminhar e andar de bicicleta, também foram compartilhadas e promovidas pelos membros da PATH na COP27 em uma série de reuniões, palestras e eventos paralelos oficiais da UNFCCC.

As sessões sobre viagens ativas cobriram finanças, gênero, integração com transporte público, desafios e oportunidades para cidades africanas e muito mais. Novas iniciativas para viagens ativas, que ajudarão a concretizar essas ambições, foram anunciadas na COP27 pelos parceiros da PATH, incluindo:

  • Treinamento e pesquisa da Walk21 Foundation e da Volvo Research and Educational Foundation, em colaboração com o THE PEP desenvolvimento do Plano Pan-Europeu para a mobilidade a pé
  • Chamada para um Fundo de Mobilidade Ativa pela Transport Decarbonisation Alliance, com financiamento inicial do governo holandês anunciado pela Ministra Vivianne Heijnen.

Considerando que a COP26 do ano passado contou com um Dia do Transporte e uma Declaração de Transporte – que foi alterada para destacar a importância das viagens ativas após intensa pressão de grupos de defesa – a COP27 prestou menos atenção ao transporte e ao maior papel que a caminhada e o ciclismo devem desempenhar na descarbonização transporte.

No entanto, a força do compromisso demonstrado pelos signatários da carta indica que a parceria continuará a aumentar a conscientização e a buscar liberar o potencial da caminhada e do ciclismo para acelerar o alcance das metas climáticas e outros benefícios, por meio de maior priorização e investimento, inclusive por meio de iniciativas nacionais estratégicas de transporte, saúde e meio ambiente. As próximas etapas incluem trabalhar para fortalecer a inclusão da caminhada e do ciclismo nas Contribuições Nacionalmente Determinadas e nas Revisões Nacionais Voluntárias.

“Permitir que mais pessoas caminhem e pedalem com segurança é essencial para reduzir a participação de 27% do transporte nas emissões de carbono e alcançar o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, mas caminhar e andar de bicicleta continuam sem prioridade no mix de transporte e mobilidade e na agenda climática mais ampla.” disse Sheila Watson, Diretora Adjunta da Fundação FIA. “Nossa carta aberta por ocasião da COP27 foi publicada para chamar a atenção para isso e pedir maior ação por parte dos governos e lideranças municipais.”

Segundo, Isabella Burczak, da UCI, “Estamos muito satisfeitos que mais de 400 organizações de todo o mundo aderiram ao nosso apelo à ação assinando esta carta. Isso ressalta quanto apoio existe para  priorizar e investir mais em caminhadas e ciclismo como uma das melhores soluções que temos para atingir as metas climáticas, melhorar a saúde pública e proporcionar uma série de outros benefícios sociais.”

Lucas Harms, da Embaixada Holandesa de Ciclismo, afirmou que  “A PATH e a comunidade mais ampla de caminhadas e ciclismo e centenas de organizações de apoio fizeram suas vozes serem ouvidas na COP27. No futuro, continuaremos a convocar os governos nacionais e municipais a se comprometerem a priorizar e investir em caminhadas e ciclismo – incluindo estratégias, planos, financiamento e ações concretas para infraestrutura, campanhas, planejamento do uso do solo, integração com o transporte público e capacitação“.

 

Sobre a PATH – Partnership for Active Travel and Health

A Path – Parceria para Viagens Ativas e Saúde é uma nova coalizão global que convoca governos e cidades a assumirem um compromisso real com a caminhada e o ciclismo como uma solução essencial para os desafios climáticos, de saúde e equidade que enfrentamos.

Os parceiros do PATH buscam liberar o potencial da caminhada e do ciclismo para acelerar o alcance das metas climáticas e outros benefícios, por meio de maior priorização e investimento, inclusive por meio de estratégias nacionais de transporte, saúde e meio ambiente e outros instrumentos políticos. É constituído por organizações de referência na comunidade da mobilidade sustentável que colaboram para a promoção da caminhada e do ciclismo e é coordenado por um núcleo constituído pela Fundação FIA – que financia o trabalho de coordenação – Walk21, a Federação Europeia de Ciclistas (ECF) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

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Texto enviado pela European Cyclists’ Federation em 23/11/2022.

Baixe o texto original em inglês.

 

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