Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

COP27: Organizações pedem mais investimento na mobilidade pedonal e em bicicleta para alcançar metas climáticas

A MUBi é uma das já mais de cem organizações de todo o mundo que, por ocasião da Conferência do Clima COP27, pedem aos Governos e cidades que invistam mais nos modos ativos de deslocação continue lendo…

Leia mais

Ativistas promoveram uma pedalada em São Paulo em memória da ciclista Marina Harkot

Após dois anos da morte da ciclista Marina Harkot, em São Paulo, a família ainda cobra justiça e usa o caso para dar visibilidade aos crimes de trânsito na cidade. No domingo, ativistas promoveram uma continue lendo…

Leia mais

Manifestações em SP lembram dois anos sem Marina Harkot

Com pedalada no domingo (6) e debates na USP, ações celebram a vida e luta da cicloativista Marina, atropelada criminosamente em novembro de 2020 Faz dois anos que a socióloga, cicloativista e pesquisadora sobre mobilidade continue lendo…

Leia mais

Pedalada pela Democracia

No domingo (23), ativistas de Curitiba realizaram um evento de encontro para pedalar e debater sobre mobilidade urbana e a defesa da democracia no país. O evento fez parte de uma construção nacional e foi continue lendo…

Leia mais

Strava Metro ajuda a identificar tráfego de bicicletas na cidade de São Paulo

De olho no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, dados do Strava Metro foram utilizados em um novo estudo sobre o tráfego de bicicletas na maior cidade do País. A pesquisa Monitoramento continue lendo…

Leia mais

PE elege 7 parlamentares comprometidos com a mobilidade

Ao fim das eleições para os cargos do Poder Legislativo de Pernambuco a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” avalia seus primeiros resultados. Das 35 candidaturas que assinaram a carta compromisso com a mobilidade sustentável, sete continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero e Ocyan promovem curso gratuito de geração de renda através da bicicleta em Macaé

A cidade de Macaé está empenhada em voltar a ser conhecida como a Cidade das Bicicletas. Pedalar é uma forma de transporte sustentável que traz benefícios para a saúde e lazer. Além disso, a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Festival celebra a cultura da bicicleta em Macaé

Mecânica comunitária, aulas para ensinar crianças a pedalar, grafite e atrações gratuitas serão oferecidos para a população. Nos dias 26 de novembro e 27 de novembro, Macaé vai receber a 2º edição do Festival Pedala continue lendo…

Leia mais

Governo de Portugal deveria financiar a instalação de redes de bicicletas partilhadas, defende FPCUB

Para a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), os sistemas partilhados, quando bem dimensionados e instalados, podem ajudar a impulsionar a utilização da bicicleta em 1,5 a 3 pontos percentuais. Mais que continue lendo…

Leia mais

Amigos reformam bikes abandonadas em prédios e doam a projetos sociais

O alto número de bicicletas abandonadas em grandes cidades brasileiras levou um grupo de amigos de São Paulo a se mobilizar em prol de crianças e jovens. Em meio a diversas ações promovidas pelo Instituto continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 34