Boas práticas

As organizações da sociedade civil realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


CONTRIBUA E PESQUISE

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Bicicleta nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta nos seus programas de governo ou legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades

Notícias relacionadas

ONG recolhe bikes abandonadas para reutilizar em projetos sociais

Nova, antiga ou sem rodas, toda bike tem o seu valor.  É comum vermos nos condomínios residenciais espaços cheios de bicicletas abandonadas por ex-moradores ou por proprietários que, por qualquer motivo, deixam de usá-las. Mas, continue lendo…

Leia mais

Concorra ao programa de aceleração de projetos “Vai Longe”

O que é o Vai Longe O Vai Longe é o programa de aceleração que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam continue lendo…

Leia mais

Bazar da Bike In Love: presente com propósito para o dia 12 de junho

Toda verba adquirida será revertida em ações sociais e culturais coordenadas pelo Instituto Aromeiazero Além do uso de máscaras ou do álcool em gel, a pandemia causada pela Covid-19 trouxe mudanças também na forma como continue lendo…

Leia mais

Milhares de ciclistas alemães vão às ruas exigir políticas de mobilidade

Foi um fim de semana de protesto na Alemanha: no domingo (6), mais de 10 mil ciclistas, vindos de todos os cantos da capital Berlim, fecharam ruas e exigiram mais rapidez nas políticas de transição continue lendo…

Leia mais

Ocyan quer aumentar uso de bicicletas em Macaé

Parceria com o Instituto Aromeiazero chega na cidade no segundo semestre Na véspera do Dia mundial da Bicicleta, a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, lança o programa Pedala Macaé, em parceria com continue lendo…

Leia mais

Quilômetros percorridos em atividades do dia a dia se transformam em apoio financeiro para ONGs

App promove cultura de doação e impacta positivamente o terceiro setor.   Em meio a tantas dificuldades que o Brasil vem passando e o crescimento da fome e da miséria devido a pandemia, ações de solidariedade continue lendo…

Leia mais

Participe da 1ª Oficina de elaboração do Regimento do Fórum Mundial da Bicicleta

O FBM – Fórum Mundial da Bicicleta sempre foi realizado de forma democrática, mas por sua complexidade e importância e para evitar sua distorção, reconhece-se a necessidade de maior segurança institucional e regulatória. Sob coordenação continue lendo…

Leia mais

O que é o Programa Bicicleta Brasil?

A falta de segurança para ciclistas já causou mais de 20 mil mortes ao longo dos último 15 anos, segundo o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM). E, de acordo com o texto Cidades Cicláveis, continue lendo…

Leia mais

Argo Seguros é a nova patrocinadora institucional do Aromeiazero

O Aromeiazero conta, a partir de agora, com o patrocínio institucional da Argo Seguros. A maior seguradora especializada em bikes do Brasil e a primeira a investir no Aro. Foi pensando em fomentar e estimular continue lendo…

Leia mais

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais
1 2 3 18