Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Desafio Intermodal de Curitiba terá patinete, táxi, carro e skate

No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados. As comemorações já acontecem a partir continue lendo…

Leia mais

Boas práticas em desenho de ruas para ciclistas são pauta de encontro promovido pela Prefeitura do Recife

Uma cidade que protege os mais frágeis no trânsito: esse é o objetivo de uma política de mobilidade ativa, assunto do workshop “Desenho de Infraestruturas mais Seguras para Ciclistas”, realizado nesta terça-feira (19), pela Prefeitura continue lendo…

Leia mais

Bike Arte Brasil: Festival vai levar cultura da bicicleta para cinco cidades brasileiras

Projeto está com edital aberto para selecionar propostas nas áreas de grafite, serigrafia, produção cultural e cicloativismo. Depois de um tempo longe das ruas, o Bike Arte Brasil, festival feito pelo Instituto Aromeiazero, vai voltar continue lendo…

Leia mais

Ativismo sobre duas rodas: a história de origem da Ciclovia da Vida

Conheça a história dos Ciclistas Urbanos Capixabas e como o empenho deles acabou levando a construção do espaço para quem anda de bicicleta na Terceira Ponte em Vitória, no Espírito Santo.

Leia mais

Como conversa entre amigos deu origem a ciclovia na Terceira Ponte

Conheça a história dos Ciclistas Urbanos Capixabas e como o empenho deles acabou levando a construção do espaço para quem anda de bicicleta na Terceira Ponte. A ideia de construir uma ciclovia na Terceira Ponte continue lendo…

Leia mais

Saiba quem foi Detinha Son, a ciclista que dá nome à ciclovia da Terceira Ponte

O nome da ciclovia da Terceira Ponte, que vai ser inaugurada neste domingo (27), é uma homenagem à ciclista e ativista Deusdedet Alle Son, chamada por todos de Detinha Son. O local receberá o título de continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero usa a bicicleta como ferramenta social

O uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana é cada vez mais procurado pelas pessoas nas cidades como forma de utilizar um transporte mais sustentável e econômico, fugindo do trânsito e evitando gastar horas continue lendo…

Leia mais

Confira vídeos e fotos dos primeiros momentos da ciclovia da Terceira Ponte

A ciclovia da Terceira Ponte está oficialmente inaugurada e já levou muitos ciclistas e também pedestres a cruzarem a via no sentido Vitória-Vila Velha e vice-versa neste domingo (27). Além da mobilidade e da ajuda continue lendo…

Leia mais

Ciclistas protestam na Esplanada dos Ministérios e pedem mudanças nas leis de trânsito

Ciclistas protestaram neste fim de semana na Esplanada dos Ministérios cobrando mudanças nas leis de trânsito. O grupo pede o fim da impunidade de quem comete crimes ao volante e também mais fiscalização nas ruas.

Leia mais

Ciclistas pedem apoio aos vereadores para lutar por ciclovia entre Araranguá e Arroio

Durante a sessão de segunda, 07, o empresário e ciclista, Luis Henrique Manica Cardoso, representou um grupo de praticantes do esporte no plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá para solicitar apoio na campanha em continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 34