Boas práticas

As organizações da sociedade civil realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


CONTRIBUA E PESQUISE

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Bicicleta nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta nos seus programas de governo ou legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades

Notícias relacionadas

Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada

A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à pandemia do coronavírus. Com a disseminação cidades no mundo inteiro tem priorizado deslocamentos mais seguros e saudáveis, principalmente de modo continue lendo...…

Leia mais

Bike é o meio mais barato, saudável e essencial para fugir de aglomeração

Nas ruas de Belém é cada vez maior o número de pessoas circulando de bicicleta. Com a pandemia da Covid-19, deixar as aglomerações segue sendo uma das principais formas de se evitar o contágio e proliferação do novo coronavírus. Em meio a retomada gradativa de diversas atividades e para evitar aglomerações em coletivos, a bicicleta continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante

Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a cidade mais ciclável do País. Basta tentar pedalar pelo Recife que a realidade se escancara. Na cidade, a bicicleta continua continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina também – deu um salto na infraestrutura viária voltada para as bicicletas. A cidade está repleta de ciclofaixas. Por toda continue lendo...…

Leia mais

UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil de cidades brasileiras a incidirem em favor da bicicleta como instrumento de combater a pandemia, haja vista as vantagens deste continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável

As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”, em Franca. Apoiada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil), a iniciativa busca implantar modos de mobilidade sustentável nos Planos de Governo dos candidatos continue lendo...…

Leia mais

Precisamos falar sobre a redução do uso de automóveis

É por isso que grandes causas demandam datas especiais para que se olhe para elas com mais atenção pelo menos uma vez ao ano. Assunto urgente a ser debatido em todo o mundo, a reflexão sobre o uso de veículos de passeio para as locomoções diárias nas grandes cidades ainda é escassa, mas trata-se de continue lendo...…

Leia mais

Bicicleta é opção para fugir de aglomerações

Durante pandemia de Covid-19 bicicleta se mostrou opção para fugir das aglomerações nos transportes. Reportagem com o Pedala Queimados.

Leia mais

O Cidadão na Busca de Cidades Humanizadas

Qual é o papel do cidadão na construção de uma cidade acessível e amigável aos ciclistas? Quais instrumentos estão disponíveis na busca de cidades humanizadas? Essas perguntas servem de guia para o texto. Ao longo das décadas, as cidades brasileiras se moldaram ao crescimento da frota de automóvel: pistas, estacionamentos e viadutos são construídos. O continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas pedem obras cicloviárias em rodovias

Integrantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Associação CicloIguaçu), em Curitiba, pedem para que as novas concessões de pedágio, que devem entrar em operação no fim do ano que vem, incluam obras cicloviárias para melhorar a segurança de quem utiliza bicicletas nas rodovias. A entidade funciona desde 2011 com o objetivo de promover o diálogo continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 13