Bancos de Dados

Bancos de Dados (arquivos, pesquisas, audiovisuais, bibliografia etc.) são ferramentas importantes para o conhecimento, monitoramento e ação sobre a realidade.

Nesta seção reunimos bancos de dados mantidos por organizações diversas com foco principal ou relacionado com a ciclomobilidade.


Bancos de dados

Videoteca da Ameciclo

Biblioteca da ANTP

Biblioteca da Mobilidade a Pé

  • Conteúdo: acervo de publicações técnicas, trabalhos acadêmicos e produções próprias e sobre a mobilidade a pé e urbanismo
  • Mantenedor: Como Anda
  • Acesso: Clique aqui

Biblioteca Transporte Ativo

  • Conteúdo: livros, artigos, pesquisas, manuais, vídeos e legislação, entre outros, sobre assuntos diversos, tais como educação, infraestrutura, bicicletas compartilhadas e ciclologística
  • Mantenedor: Associação Transporte Ativo
  • Acesso: Clique aqui

Banco de Dados de Cartas Compromisso nas Eleições

  • Conteúdo: Cartas Compromisso entregues para candidaturas aos poderes executivo e legislativo nas esferas nacional, estadual e municipal. As Cartas Compromisso, que contém propostas para a melhoria da ciclomobilidade, da mobilidade a pé e do transporte público coletivo e foram elaboradas por organizações da sociedade civil
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar uma nova Carta Compromisso: entre em contato com o ObservaBici

Banco de Dados de PlanMobs

  • Conteúdo: Planos de Mobilidade Urbana (PlanMobs) de municípios brasileiros e documentos relacionados – praticamente todos os PlanMobs incluem a bicicleta no sistema de mobilidade urbana. Contém informações sobre a situação dos PlanMobs de 470 cidades, sendo que de 206 delas há documentos para baixar
  • Mantenedores: Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui
  • Para acrescentar um novo PlanMob: entre em contato com a Campanha

Banco de Dados de Relatórios de Desafios Intermodais

Banco de Dados de Imagens de Comparação Intermodal

Levantamento de Vias Recreativas do Brasil


Conteúdo sobre bancos de dados no ObservaBici

Bancos de dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BANCOS DE DADOS

INSIRA BANCOS DE DADOS

Notícias relacionadas

Pesquisa do Strava mostra aumento de 56% nos esportes praticados por mulheres no Brasil em 2022

O documento anual revela tendências globais no esporte e no deslocamento. Além de aparecer em destaque nas práticas esportivas do público feminino, o Brasil também ficou em evidência no ciclismo. O Rio de Janeiro foi continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais

2ª Pesquisa de Avaliação do confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…

Leia mais

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso

O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Leia mais

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

Leia mais

Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim   Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Passados 27 meses desde o lançamento, Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, abre seu segundo processo de avaliação pelos seus usuários/as e colaboradores/as, que são convidadas/os a apresentarem continue lendo…

Leia mais

Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte

Por Cristiano Scarpelli   Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas

Por Cristiano Scarpelli   Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…

Leia mais

Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli   Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4