Artigos

Artigos (publicações unitárias como parte de livros ou periódicos; papers, em inglês) sobre a ciclomobilidade são bastante abundantes no Brasil, sendo produzidos nas universidades, para apresentações em congressos e para publicações de diversas áreas.

O Observatório concede preferência para artigos de cunho científico e técnico, sem desmerecer artigos de cunho jornalístico e de opinião.


ARTIGOS NO OBSERVABICI

Artigos constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.


OUTROS REPOSITÓRIOS E BUSCADORES CIENTÍFICOS

Trabalhos acadêmicos são armazenados em repositórios de bibliotecas universitárias e também em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

Notícias relacionadas

Evento gratuito no campus da USP celebra o Dia Mundial da Bicicleta e do Meio Ambiente

No dia 4 de junho, o campus USP do Butantã abrirá suas portas para a população em um evento especial chamado “Pedalando com Cultura”. Essa celebração inédita une as comemorações do Dia Mundial da Bicicleta continue lendo…

Leia mais

Ciclovias crescem como alternativa de mobilidade sustentável nos campi da USP

Todos os dias, milhares de pessoas circulam pela Cidade Universitária, que sedia o campus da USP na capital. A mobilidade em um campus universitário de quase 3.700.000 metros quadrados de área pode se tornar um continue lendo…

Leia mais

Porque é que nunca esquecemos como andar de bicicleta?

As experiências de vida e os factos “são um tipo de memória”. Andar de bicicleta é outro: “é uma habilidade, ou um padrão de movimento aprendido a que os neurologistas se referem como ‘memória processual’, continue lendo…

Leia mais

Udesc terá apoio de associação de municípios para sinalizar rota de cicloturismo no Oeste de SC

O programa de extensão Velho Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) para instalar placas de sinalização ao longo da rota de cicloturismo continue lendo…

Leia mais

Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português

Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições continue lendo…

Leia mais

Sensor de baixo custo ajuda a estimar carga de poluentes inalada por ciclistas

Engenheiro ambiental desenvolve protótipo de dispositivo e propõe a criação de uma rede para medir quando e onde pedalar de maneira a diminuir os riscos ao sistema respiratório Pedalar nas grandes cidades inalando a fumaça continue lendo…

Leia mais

Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove nesta terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de continue lendo…

Leia mais

Cabo Verde: Turismo comunitário em bicicleta

“Cycling CV Tourism” é um projeto que usa o ciclismo para ajudar os turistas a conhecerem os bairros periféricos da Cidade da Praia, e ainda promove o turismo sustentável.

Leia mais

Por que não esquecemos como andar de bicicleta, segundo a ciência?

Em algum momento da vida você provavelmente já ouviu a expressão “é como andar de bicicleta” quando alguém quer passar a ideia de que você é capaz de lembrar de uma determinada atividade. E, bem, continue lendo…

Leia mais

Em experimento, benefícios do exercício em ciclistas superaram efeitos negativos da poluição

Por meio de simulações de corrida, em ambiente com entrada de ar controlada, pesquisa constatou que maior quantidade de poluentes não alterou desempenho esportivo e fisiológico dos ciclistas. Autor: Júlio Bernardes Arte: Ana Júlia Maciel continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 6