Artigos

Artigos (publicações unitárias como parte de livros ou periódicos; papers, em inglês) sobre a ciclomobilidade são bastante abundantes no Brasil, sendo produzidos nas universidades, para apresentações em congressos e para publicações de diversas áreas.

O Observatório concede preferência para artigos de cunho científico e técnico, sem desmerecer artigos de cunho jornalístico e de opinião.


ARTIGOS NO OBSERVABICI

Artigos constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.


OUTROS REPOSITÓRIOS E BUSCADORES CIENTÍFICOS

Trabalhos acadêmicos são armazenados em repositórios de bibliotecas universitárias e também em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

Notícias relacionadas

Projeto da UFMG Mountain Bike Futuro está com inscrições abertas

O projeto de extensão Mountain Bike Futuro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, destinado à formação de ciclistas, está com inscrições abertas em diversos horários. A atividade de extensão é voltada ao continue lendo…

Leia mais

Você sabe o que é cicloativismo?

A bicicleta é econômica e está sendo muito usada para quem quer poupar gastos com combustível com preço tão elevado. A acessibilidade e o baixo custo são algumas das principais características, que fazem com que continue lendo…

Leia mais

Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram uma nova métrica para projetar ruas e avenidas mais seguras. Eles utilizam dados biométricos (aqueles baseados na medição de características físicas e comportamentais) de ciclistas para classificar quais áreas continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2021

O que é o Desafio Itaú-Cebrap O Desafio Itaú-Cebrap é uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil e apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.     Descrição da continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa Bike-Barometer 2020

Objetivo e descrição da pesquisa O objetivo da pesquisa é investigar fatores e fenômenos emergentes que estão colocando em risco a segurança e bem estar dos ciclistas urbanos. A pesquisa aborda hábitos, comportamentos e percepções continue lendo…

Leia mais

Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul

Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…

Leia mais

Professor passa um ano pedalando pelo Brasil para criar documentário sobre a importância da água

Além de ser o recurso natural mais importante do planeta, a água potável é essencial para a sobrevivência humana. E com o objetivo de compartilhar a importância da preservação e do valor deste bem inestimável, o professor continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Entendendo o uso da bicicleta”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado em Transportes da Universidade de Brasília (PPGT – UnB).     Descrição da pesquisa A pesquisa possui como objetivo identificar quais fatores do indivíduo e da continue lendo…

Leia mais

Seleção de Mestrado em Turismo da UFF aceita propostas sobre cicloturismo

  As inscrições para o processo seletivo de ingresso para Turma 2021 do Curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR-UFF estarão abertas para candidatos(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as), residentes continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6