| | |

Arte urbana, cultura popular e bicicleta marcam a 2ª edição do Festival Pedala Macaé

Com atividades gratuitas ao ar livre, evento reuniu cerca de 500 pessoas em Macaé na Cidade do Rio de Janeiro
­

O Festival Pedala Macaé proporcionou um sábado de muita alegria e atividades para os moradores de Macaé na cidade do Rio de Janeiro. Crianças, amigos e famílias puderam aproveitar 06 horas de uma programação repleta de atividades culturais, lazer, sociabilidade e meio ambiente.

A largada começou cedo! Às 8h30 de sábado (26), saiu do posto 2 na Praia dos Cavaleiros, um pedal coletivo em direção ao Parque Aeroporto. E foi nas ruas do entorno do Bicibase que a festividade seguiu ao longo do dia.

Mais de 80 crianças pedalaram livremente pela rua. A equipe do Rodinha Zero, projeto do Aromeiazero que busca promover a bike como ferramenta de desenvolvimento integral, emprestou bicicletas e ajudou os pequenos a pedalarem sem as rodinhas de apoio. Já a turma do Viver de Bike, curso que busca promover a bike como ferramenta de geração de renda, cidadania e fortalecimento de economias locais, reparou através da Mecânica Comunitária, 53 bicicletas.

“Uso a bike para tudo e por isso é importante mantê-la revisada. Ela estava com alguns problemas e o custo para consertá-la seria bem alto. Fico feliz com a chegada do Aromeiazero na região e com esse serviço realizado”, comentou Marcos Aurélio Machado, um dos participantes do evento.

Também rolaram apresentações de artistas locais, como DJ Alex Ferreira, comandando as carrapetas; apresentação de Kickboxing com Team Moreira; roda de Capoeira com GMAC – mestre Kiko; e Samba da Vila, grupo responsável por colocar a galera para dançar e cantar.

E não para por aí, além das atividades acima, o Festival Pedala Macaé foi marcado também por uma feira de pequenos empreendedores, jardinagem urbana, futebol de rua e trocas de resíduos recicláveis por mudas de tempero foram 400 plantas distribuídas.

O evento é realizado pelo Instituto Aromeiazero com o patrocínio da Ocyan, apoio da Prefeitura de Macaé, Secretaria de Esportes, Mobilidade Urbana Macaé, EMEI Edmilson de Jesus Machado, Creche Escola Castelinho Dourado, projeto Onda Verde e Pedala Preta.

“É com uma alegria imensa que conduzimos mais uma edição dessa festa em comemoração a um ano e meio do projeto. Em 2021, iniciamos o Pedala Macaé e com resultados fantásticos abrimos espaço para mais ações, fortalecendo a atuação conjunta entre o Aromeiazero e a Ocyan. Em 2022 percorremos novos caminhos, com mais pessoas gerando renda a partir da bicicleta, crianças pedalando com autonomia, e coletivos inovando na dinâmica da cidade. Que venham mais anos e mais vidas transformadas”, declarou Renata Cirilo, coordenadora de projetos do Aromeiazero.

Para Jocelina Valle, Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan, o evento é a celebração do segundo ciclo do Pedala Macaé e da inauguração do Bicibase, sede do projeto. “As pessoas vão poder vir para o espaço e conhecer um pouco mais das atividades realizadas, além de participar das ações que estamos preparando para o próximo ano. Queremos explodir o Pedala Macaé na região”, explicou.

 

Sobre o Pedala Macaé
O projeto Pedala Macaé, chega à cidade com o intuito de promover a bicicleta como ferramenta de geração de renda, cidadania, fortalecimento de economias locais e melhorias na qualidade de vida. Além do Viver de Bike, conta também com o Rodinha Zero, que busca incentivar a bicicleta como ferramenta de desenvolvimento integral para crianças de 4 a 11 anos, fomentando o seu uso por meio de atividades dentro e fora da escola e a campanha Bike Parada Não Rola, que consiste em recolher bicicletas abandonadas em condomínios para serem utilizadas em projetos sociais desenvolvidos em Macaé.
Sobre o Aromeiazero 

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco e da Argo Seguros, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

 

Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.br/.

___________________________

Fonte: Notícia e imagem enviada pela Assessoria de Imprensa do Aromeizero – imprensa@aromeiazero.org.br em 30/11/2022.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *