Cidades resilientes e acesso aos serviços de saúde

Tipo de publicação

Artigo

Veículo

Boletim MobiliDADOS

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Cidades

Palavra chave 2

Coronavírus

Palavra chave 3

Pesquisa

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Palavra chave 6

Saúde

Palavra chave 7

Saúde pública

Descrição

Subtítulo: Como os futuros gestores municipais precisam atuar para potencializar o acesso da população à saúde e tornar as cidades brasileiras mais resilientes.
Baseado no Projeto “Acesso a Oportunidades” (liderado pelo Ipea em colaboração com o ITDP) e nos dados da plataforma MobiliDADOS.
A análise mostra que a bicicleta é o modo mais rápido para acessar os estabelecimentos de saúde para as pessoas que buscam atendimentos de baixa complexidade tais como unidades básicas de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além dos que buscam atendimento, pedalar pode ser uma opção para aqueles que visitam pacientes e também para os profissionais que acessam as unidades diariamente para trabalhar. Apresenta o panorama do acesso e os desafios para cada modo de deslocamento e as formas para enfrentar os problemas considerando as atribuições dos gestores municipais. A publicação também enumera algumas prioridades e apresenta boas práticas com foco em criar uma agenda positiva para que os próximos gestores municipais implementem ações que tornem as cidades mais resilientes promovendo o acesso às oportunidades.
– Ver “Mobilidade urbana e o acesso ao Sistema Único de Saúde para casos suspeitos e graves de Covid-19 nas vinte maiores cidades do Brasil” (IPEA): https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/acesso-saude-covid-19/
– Ver “Desigualdades socioespaciais de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras 2019” (IPEA): https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/desiguald-socioesp/

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.