Incentivo | Internacional | Pedestres | Portugal
Acabaram-se as desculpas: o governo quer começar a pagar a quem andar a pé
Ir a pé para o trabalho ou até ao supermercado não é para todos. Muitos preferem fazer todas as deslocações — até mais curtas — de carro, algo que pode estar prestes a mudar. A nova medida que o Governo quer implementar pode fazer qualquer um mudar de ideias.
O Executivo pretende oferecer prémios e incentivos a quem preferir fazer os percursos do dia-a-dia a pé. Segundo os Censos de 2011, 16 por cento dos trajetos casa-trabalho ou casa-escola são realizados a pé, sendo o automóvel o meio de transporte preferido em cerca de 62 por cento das deslocações. A falta de outras opções é um dos motivos para esta preferência que acaba por ter um impacto negativo no planeta, no trânsito e nas condições físicas das pessoas.
Para contrariar esta tendência, o Governo quer, até 2030, avançar com deduções fiscais, incentivos financeiros e prémios para escolas e municípios que incentivem a mobilidade pedonal.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: NiT
- Data de publicação original: 12/10/2022
- Endereço: Clique para acessar