Infraestrutura | legislação | Legislativo | Rodovias
União pode ser responsável por ciclovias em estradas federais
O Senado analisa um projeto (PL 3084/2021) da senadora Nilda Gondim (MDB/PB) que prevê a implantação de infraestrutura cicloviária de caráter não-municipal. A União ficaria responsável por este tipo de estrutura em estradas federais com grande fluxo de ciclistas, por exemplo.
A proposta da senadora Nilda Gondim, do MDB da Paraíba, trata da implantação de infraestrutura cicloviária de caráter não-municipal. A União ficaria responsável por este tipo de estrutura em estradas federais com grande fluxo de ciclistas, por exemplo.
De acordo com Nilda Gondim, a bicicleta é um veículo com inúmeras vantagens, mas a baixa disponibilidade de infraestrutura cicloviária é um limitante para os ciclistas. A professora Betânia Sabino é ciclista e utiliza a bicicleta como meio de transporte em muitas ocasiões pela praticidade e pela economia.
Betânia considera que as ciclovias facilitam o seu trajeto diário: Eu acho a ciclovia importante porque ela dá mais segurança mesmo pro ciclista porque, por exemplo, na pista, quando você está ali na pista, você tem que tá disputando o local com com os carros né?! Com carros, com ônibus, moto, enfim caminhão, então você tem que ficar todo tempo muito alerta, muito tenso, você fica muito tenso durante o caminho que está percorrendo ali quando você tá na pista, né?!
Então a ciclovia ela te dá um descanso maior nesse sentido né?! De você não ter que ficar em alerta, você pode andar tranquilo ali, sabendo que é só outros ciclistas que você vai encontrar pelo caminho, pelo trajeto. O projeto altera o chamado SNV, Sistema Nacional de Viação. Sob supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado, Manuela Moura.
______
PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Rádio Senado
- Data de publicação original: 14/09/2021
- Endereço: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/09/14/uniao-pode-ser-responsavel-por-ciclovias-em-estradas-federais