Infraestrutura | Pedestres | Urbanismo
5 inovações do recém-lançado Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias de São Paulo
As cidades estão em constante transformação. Se orientadas por premissas parciais ou desatualizadas, as modificações no espaço urbano tendem a imprimir esses equívocos no território. Quando guiadas por uma visão comum que priorize a segurança das pessoas e a mobilidade ativa, essas intervenções têm o potencial de orientar a transformação da cidade em um lugar mais democrático, acolhedor, caminhável e seguro. É para esta cidade que aponta o novo Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias de São Paulo.
Lançado em dezembro, o novo manual reúne recomendações e normas que vão orientar futuras intervenções em vias, calçadas, largos e praças, compreendendo a infraestrutura de superfície e subterrânea da cidade. Também estabelece parâmetros para implementação de elementos urbanos e infraestrutura verde e azul no espaço público e viário. Busca, assim, promover uma distribuição mais equitativa do espaço viário e a qualificação da infraestrutura em toda a cidade, reduzindo desigualdades históricas.
Conheça algumas das novidades do documento que devem servir de inspiração para outras cidades brasileiras. Acesse.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: WRI Brasil
- Data de publicação original: 14/02/2021
- Endereço: Clique para acessar