Livros

A bibliografia em forma de livros (obras intelectuais não periódicas, de um ou mais autores) sobre ciclomobilidade no Brasil ainda é pequena, mas é importante e abrangente.  A maior parte das publicações em forma de livros no Brasil é oriunda de organizações de pesquisa e consultoria, bem como de resumos de eventos ligados ao tema.


Outros repositórios e buscadores científicos

Trabalhos acadêmicos são armazenados em repositórios de bibliotecas universitárias e também em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.


Conteúdo sobre livros no ObservaBici

Livros constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.


Notícias relacionadas

Ciclistas e pedestres no trânsito; romance policial brasiliense; Frente Parlamentar pelo Hip Hop

Ouça os episódios Bloco 1 – Feijoada Completa debate os principais desafios enfrentados por ciclistas e pedestres. A Câmara realizou audiência pública para discutir a mobilidade ativa, que é aquela realizada por ciclistas, pedestres, skatistas continue lendo…

Leia mais

Concurso de redação gera reflexão sobre uso da bicicleta em Jequié

Um concurso de redação promovido em escolas públicas de Jequié, interior da Bahia, estimulou alunos do ensino fundamental a refletirem sobre o uso da bicicleta no município. Durante duas semanas, a iniciativa do projeto Ciclo continue lendo…

Leia mais

Bike Anjas lançam livro infantil sobre como aprender a pedalar

No dia 24 de janeiro de 2023 a Rede Bike Anjo lançará o livro infantil “EBA! Aprendendo a pedalar” no Canal YouTube da Bike Anjo. O lançamento acontecerá em ambiente virtual e também em seguida presencialmente, continue lendo…

Leia mais

Quanto vale a vida de uma ciclista?

Uma crônica de Fernanda Almeida. É véspera de feriado de Corpus Christi. Acordo com feliz notícia: na madrugada, havia nascido Bernardo, o primeiro filho do meu irmão caçula. Uma alegria incomensurável para toda a nossa família. continue lendo…

Leia mais

A vez das bikes

Por um ato de gentileza do amigo Antonio Miranda que me presenteou, estou terminando de ler “O Brasil que pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas”, produzido a várias mãos e coordenado por continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: uma conexão com a história do Brasil e com a literatura

Em maio de 1952, Guimarães Rosa acompanhou oito boiadeiros pelo sertão em uma expedição que resultou em obra literária. Em 2014, o ciclista André Zum Zum se inspirou no relato para criar a rota Caminhos continue lendo…

Leia mais

Área em frente à Paróquia de Nossa Senhora é revitalizada e se torna “Praça dos Ciclistas”, em São Fidélis

O número de ciclistas – principalmente no período de pandemia – cresceu de forma significativa em São Fidélis, no Norte Fluminense, e na região. Agora, os praticantes dessa atividade esportiva têm um espaço totalmente dedicado continue lendo…

Leia mais

‘Pedalar é suave’: livro digital em homenagem a Raul Aragão ensina valores do ciclismo para crianças

A ONG Rodas da Paz lança, nesta quinta-feira (24), o livro digital “Pedalar é Suave”. A obra, voltada para o público infantil, ensina práticas de segurança e valores do ciclismo, em uma sociedade sustentável. O personagem continue lendo…

Leia mais