Automovelcracia | Prioridade | restrição
“Usar carro particular precisa ser penoso”
Entrevista com Victor Andrade.
O que a pandemia trouxe de transformações na mobilidade urbana? Quais delas vieram para ficar e quais se enfraqueceram? E o que será fortalecido em 2022? Para entender um pouco mais sobre o tema, conversamos com Victor Andrade, fundador e diretor do Laboratório de Mobilidade Sustentável (Labmob), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (Prourb), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ele falou ao Mobilidade sobre a necessidade de investimentos consistentes em transporte público coletivo, o protagonismo da bicicleta na pandemia, a volta de micromodais, como o patinete, e o que podemos celebrar em conquistas de mobilidade ativa. Confira, a seguir.
Que mudanças você acha que a pandemia trouxe à mobilidade?
Victor Andrade: Por enquanto, não temos dados suficientes para falarmos de transformações concretas, pois ainda estamos no meio desse processo. Nas universidades, estudamos as hipóteses, e existem várias, algumas até divergentes entre si. O que sabemos é que houve um impacto muito grande no transporte coletivo, no Brasil e no mundo.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Estadão
- Data de publicação original: 02/03/2022
- Endereço: Clique para acessar