| | |

Uma bicicleta retira até 52 passageiros por mês do transporte público, aponta pesquisa

Os achados foram bastante interessantes, com a conclusão de que cada nova bicicleta na cidade retira até 52 passageiros – ou passagens de ônibus – do sistema por mês. Ainda, verificou-se que a cada R$ 0,10 de reajuste na tarifa do transporte coletivo, o número de bicicletas no município aumenta 1.068 unidades, assim como são acrescidas 1.520 unidades à quantidade de bicicletas da cidade quando o preço dos combustíveis sobe R$ 0,10. Por fim, para cada quilômetro adicional de ciclovias implantadas, há um aumento de 333 bicicletas em circulação.

Quem opta pela bicicleta como transporte, raramente volta a usar o transporte coletivo – Foto: Divulgação

Os pesquisadores também constataram que o passageiro que troca o ônibus pela bicicleta raramente volta a usar o transporte coletivo, exceto em situações de clima severo, como baixas ou altas temperaturas e em dias muito chuvosos.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores realizaram análises estatísticas e de regressão sobre os números do transporte coletivo e da entrada e aquisição de outros modais de transporte na capital paranaense num intervalo de tempo de 10 anos, entre 2010 e 2019, coletados de sites oficiais públicos. No período, a média de usuários de ônibus em Curitiba por dia era de 1,47 milhão.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *