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Tributar a bicicleta é um contrassenso

Por Caetano Barreira.

Em 2013 o então prefeito de São Paulo Fernando Haddad era cobrado injustamente pela imprensa por resultados após a adoção de ciclovias, corredores de ônibus e outros incentivos e investimentos em transportes coletivos e alternativos, entre eles a bicicleta. À época um dos símbolos dessa cobrança foi a capa de revista. Essa reportagem foi fartamente rebatida pelos movimentos cicloativistas uma das boas e mais completas respostas.

Já em 2014 uma pesquisa do Datafolha mostrava que 80% da população aprovava a implantação de ciclovias na cidade. Hoje, 10 anos depois dessa publicação, pode-se dizer que essa capa da revista não foi apenas um erro, mas uma catástrofe jornalísitca! Tivemos, apenas até 2016, incremento de 66% no número de viagens de bicicleta na cidade de São Paulo, e a redução de 34% das mortes de ciclistas na capital paulista. É claro que a jornalismo não é uma futurologia, mas a impaciência com que parte da imprensa trata políticas públicas inclusivas de médio e longo prazos é no mínimo intrigante;

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