Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Em que medida avançamos no debate sobre mobilidade sustentável?

O debate sobre a descarbonização da economia, em especial dos meios de transporte, não é novo. A necessidade de uma mobilidade urbana sustentável está sendo demonstrada há décadas. Com a paralisação das atividades econômicas por conta da pandemia, os índices de poluição no mundo despencaram, de acordo com imagens da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA). continue lendo...…

Leia mais

Uma bicicleta que mede a qualidade do ar

O sistema utiliza um sensor equivalente a duas narinas que avalia a quantidade de partículas nocivas no ar. Quando os valores ultrapassam os limites europeus, a bicicleta emite um alarme. Estes sensores permitem perceber quais as zonas mais poluídas da cidade e dão “uma fotografia muito interessante da qualidade do ar”, como explica Joana Monjardino, continue lendo...…

Leia mais

7 em cada 10 pessoas querem trocar carros por bikes

Escute o podcast. Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) revelou que 7 em cada 10 brasileiros estão dispostos a trocar veículos automotores por meios de transporte menos poluentes, como as bicicletas. Se você é do time da magrela, o episódio de hoje do podcast O Que Eu Ganho Com Isso é pra você. Nele, continue lendo...…

Leia mais

Mobilidade urbana sustentável: afinal o que é isso?

Para que as empresas se tornem cada vez mais sustentáveis, vários incentivos são oferecidos, se focando no setor de transportes, essa busca por sustentabilidade é vista como mobilidade urbana sustentável. A base para isso é o conceito de desenvolvimento sustentável em que o objetivo é definir estratégias, dentro das questões sociais, econômicas e ambientais. A continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa inédita mostra que brasileiro pensa em substituir carros ou motos por transportes mais limpos

A maioria dos brasileiros pensa em substituir o uso de carros ou motos, movidos a combustíveis fósseis, por meios de transporte mais limpos,como bicicletas, patinetes, trem ou metrô. Os dados são da pesquisa inédita encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS). Os dados, coletados em março de 2020, mostram que antes da pandemia sete em continue lendo...…

Leia mais

3 oportunidades para a mobilidade urbana com a retomada verde

A mobilidade urbana se tornou um desafio durante a quarentena imposta pela pandemia. As cidades tiveram de adaptar o desenho urbano para garantir a segurança sanitária das pessoas. A mobilidade ativa, realizada por pedestres e bicicletas, tem sido uma alternativa viável ao transporte motorizado individual, e assim a sustentabilidade entra em cena. O retorno da continue lendo...…

Leia mais

Grupo de ciclistas dá nova vida às bicicletas da Uber que iriam para a sucata

Em Maio deste ano, notícias na imprensa internacional davam conta de que a Uber iria enviar para a sucata dezenas de milhares de bicicletas eléctricas Jump – marca que criou para entrar numa nova área de mobilidade sustentável. Na altura, a Uber garantiu que estava a reciclar os modelos antigos e a transferir os mais continue lendo...…

Leia mais

Emissão de gases estufa caiu na pandemia. E se fosse o novo normal?

Na cidade de São Paulo, essa realidade se traduziu em números. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) nesta terça-feira (22), a partir de março, com a diminuição do número de pessoas e veículos se deslocando pela cidade, o transporte público pôde circular de modo mais eficiente, reduzindo 52% das emissões continue lendo...…

Leia mais

Usar o próprio carro para evitar a COVID-19 é “péssima ideia”, adverte Greenpeace

Usar o carro para evitar o contágio é um risco muito pior do que o vírus. É a mensagem contundente que o Greenpeace lança para o Dia Sem Carros na Europa, celebrado nesta terça-feira (22). Um dia que relembra os perigos que o abuso dos automóveis implicam em termos de poluição, acidentes e equidade social, e que encerra continue lendo...…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: entenda os impactos da poluição dos transportes automotivos

O Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data de conscientização sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e na qualidade de vida. Essa reflexão, inclusive, vem ganhando cada vez mais espaço e já impacta políticas públicas de gestores de cidades. De acordo com Alessandro Azzoni, advogado e continue lendo...…

Leia mais
1 2 3