Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Como funciona o transporte ‘sem tecnologia’?”

“O transporte coletivo vai ter que se transformar para sobreviver. Mas você já parou para pensar nas formas de se transportar sem tecnologia? Pois é, a boa e velha caminhada tem atraído cada vez mais adeptos em muitas cidades pelo mundo. Aliados aos movimentos de cicloativistas e usuários de patinetes, ou veículos não motorizados, os pedestres compõem continue lendo...…

Leia mais

“Mobilidade urbana sustentável em tempos de pandemia”

“A Pandemia do coronavírus não apenas trouxe inúmeros desafios para o mundo todo, como tornou evidente vários aspectos que deveriam ser tratados como prioridades, mas, se mantinham como secundários. No Brasil, por exemplo, podemos destacar a necessidade de implantar um sistema de mobilidade urbana sustentável, ou seja, das cidades terem a  capacidade de prover modais continue lendo...…

Leia mais

“Como as bicicletas elétricas podem reduzir as emissões de CO2 pela metade”

“As bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais comuns. Pessoas que antes não imaginavam usar a bicicleta como meio de transporte encontraram nelas uma ferramenta útil para viajar. Além disso, elas ajudam a ter um mundo melhor, reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Em um estudo de Ian Philips, Juand Anable e Tim Chatterton, pesquisadores continue lendo...…

Leia mais

“Europeus não querem cidades entupidas de carros nem a poluição pré-pandemia”

“Sondagem em 21 cidades de seis países comprova que os cidadãos não querem voltar ao nível de poluição pré-pandemia e planeiam andar mais de bicicleta e em transportes públicos seguros. A pandemia de covid-19 e o confinamento a que obrigou tiveram um profundo impacto na mobilidade e na poluição de ar na Europa. Mas com o continue lendo...…

Leia mais

“Reabertura econômica pode ser perigosa: adeus ao ar mais limpo”

“O isolamento social para controlar o avanço do novo coronavírus reduziu a quantidade de veículos circulando nas grandes cidades e, consequentemente a poluição do ar. Com a reabertura das atividades, o retorno dos carros à rua pode elevar sensivelmente a concentração de poluentes, o que favorece o agravamento de doenças respiratórias, incluindo  a COVID-19. Pesquisadores continue lendo...…

Leia mais

“Dane-se a sustentabilidade! Uber destruiu milhares de bicicletas elétricas”

“Há dois anos, a Uber adquiriu a startup de compartilhamento de bicicletas Jump por US $ 200 milhões . Três semanas atrás, transferiu o negócio para a Lime, outra empresa de micromobilidade, como parte de um acordo que também envolvia a demissão da maioria dos funcionários da Jump. Algumas das bicicletas elétricas de Jump foram para o Lime – mas quase continue lendo...…

Leia mais

“Andar de bicicleta pode fazer mais pelo clima do que as grandes centrais renováveis?”

“Partilhar taxis, andar de bicicleta ou instalar paineis solares no telhado de casa são medidas mais rápidas, mais eficazes, menos complexas e menos arriscadas para combater as alterações climáticas do que as grandes tecnologias energéticas, como a construção de novas centrais nucleares, solares ou eólicas, sistemas de armazenamento com baterias ou captura de CO2. A continue lendo...…

Leia mais

Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta

A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste ano mostra que do total de deslocamento realizado em automóveis e ônibus na cidade de são Paulo, de segunda a continue lendo...…

Leia mais