Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas

O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, iniciada em 2009, e turbinada, entre outros fatores, pelo forte aumento da quilometragem total rodada por automóveis e motocicletas. Os continue lendo...…

Leia mais

Cicloativismo: em defesa da sustentabilidade, da autonomia e outras causas

Com a flexibilização do funcionamento do comércio, após momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus, Salvador volta a ser uma cidade com o trânsito caótico ao qual estávamos acostumados. Percorrer poucos quilômetros de carro pode ser um tormento em algumas áreas da cidade. Daí surge o desejo de buscar alternativas para a locomoção, mais continue lendo...…

Leia mais

Semana Europeia da Mobilidade aponta para emissões zero nos transportes

De 16 a 22 de Setembro, a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) aponta o foco para o transporte sem emissões e para a inclusividade. Até ao momento, são perto de 50 os municípios portugueses que já se inscreveram na iniciativa europeia que todos os anos celebra e promove a mobilidade sustentável. continue lendo...…

Leia mais

Mês da Mobilidade: menos automóveis e mais alternativas sustentáveis

Uma das datas mais importantes do setor de mobilidade ativa é o Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, criado na França, em 1997, e adotado pelo mundo, a partir de 2000. A data é sempre importante para celebrarmos o avanço da mobilidade ativa nas cidades, mas também refletir sobre os motivos que nos fizeram continue lendo...…

Leia mais

“Construir ciclovias e calçadas gera emprego e combate a mudança do clima”

“Apesar de no Brasil a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa ser o desmatamento, seguido da agropecuária, nas cidades o problema recai sobre energia, categoria que inclui o transporte. A queima de combustíveis fósseis em caminhões, ônibus e veículos responde por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia. “E continue lendo...…

Leia mais

“Cidade finlandesa oferece prêmios a moradores mais ‘ecológicos'”

“Os moradores de uma cidade na Finlândia podem ganhar recompensas, como passagens de ônibus, ou produtos alimentícios, se reduzirem o uso do carro, graças a uma iniciativa para estimular estilos de vida com baixo teor de carbono. Batizada de “CitiCap”, a iniciativa — fundada pela União Europeia — oferece aos residentes o rastreamento de suas continue lendo...…

Leia mais

“Como funciona o transporte ‘sem tecnologia’?”

“O transporte coletivo vai ter que se transformar para sobreviver. Mas você já parou para pensar nas formas de se transportar sem tecnologia? Pois é, a boa e velha caminhada tem atraído cada vez mais adeptos em muitas cidades pelo mundo. Aliados aos movimentos de cicloativistas e usuários de patinetes, ou veículos não motorizados, os pedestres compõem continue lendo...…

Leia mais

“Mobilidade urbana sustentável em tempos de pandemia”

“A Pandemia do coronavírus não apenas trouxe inúmeros desafios para o mundo todo, como tornou evidente vários aspectos que deveriam ser tratados como prioridades, mas, se mantinham como secundários. No Brasil, por exemplo, podemos destacar a necessidade de implantar um sistema de mobilidade urbana sustentável, ou seja, das cidades terem a  capacidade de prover modais continue lendo...…

Leia mais

“Como as bicicletas elétricas podem reduzir as emissões de CO2 pela metade”

“As bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais comuns. Pessoas que antes não imaginavam usar a bicicleta como meio de transporte encontraram nelas uma ferramenta útil para viajar. Além disso, elas ajudam a ter um mundo melhor, reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Em um estudo de Ian Philips, Juand Anable e Tim Chatterton, pesquisadores continue lendo...…

Leia mais

Europeus não querem cidades entupidas de carros nem a poluição pré-pandemia

“Sondagem em 21 cidades de seis países comprova que os cidadãos não querem voltar ao nível de poluição pré-pandemia e planeiam andar mais de bicicleta e em transportes públicos seguros. A pandemia de covid-19 e o confinamento a que obrigou tiveram um profundo impacto na mobilidade e na poluição de ar na Europa. Mas com continue lendo...…

Leia mais
1 2 3