Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Prefeitura instala ‘Xiringador’ em ciclofaixa da Beira-Mar para diminuir sensação de calor

Para diminuir a sensação de calor dos ciclistas que pedalam pela cidade, a Prefeitura de Fortaleza instalou um equipamento que borrifa água, na ciclofaixa da Avenida Beira-Mar, chamado de “Xiringador”. As instalações aconteceram neste domingo continue lendo…

Leia mais

Ciclovias solares são o próximo nível da mobilidade verde

E se as ciclovias que usamos para circular em modo mais ecológico pudessem também produzir energia? É aquilo a que se poderia chamar a cereja no topo do bolo da mobilidade sustentável. E já não continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a proteção da paisagem

O ciclismo traz consigo, intrinsecamente, uma valorização dos princípios de sustentabilidade e de cuidado. Pedalar pelos lugares que remetem à história das localidades e a partir disso conhecê-los, bem como sua histórica importância para as continue lendo…

Leia mais

Bicicletas agilizam entregas dos Correios e garantem mais sustentabilidade

Há alguns anos, antes da internet, do e-mail e das redes sociais, as pessoas se comunicavam através de sistemas rudimentares: o telefone analógico, com fio, e as charmosas cartas. Escritas à mão, as cartas demoravam continue lendo…

Leia mais

Dia do Ciclismo: além de paixão nacional, pedalar é uma revolução em prol da saúde, mobilidade e sustentabilidade para o Brasil

Com cerca de 50 milhões de adeptos no país, a prática contribui para um futuro mais verde e com melhor qualidade de vida. No próximo sábado, 19 de agosto, é comemorado o Dia do Ciclista, continue lendo…

Leia mais

Strava calcula redução de carbono ao deixar automóvel em casa

A plataforma Strava quer incentivar os usuários a deixarem o automóvel em casa. Agora, além de monitorar os exercícios físicos, é possível obter estimativas de economia de carbono ao registrar os deslocamentos por caminhada, corrida continue lendo…

Leia mais

Quanto se economiza trocando o carro pela bicicleta elétrica?

As bicicletas elétricas têm se mostrado uma forma divertida e eficiente de se locomover pela cidade. Diversas marcas de e-bikes destacam uma série de benefícios, afirmando que é possível atingir múltiplos objetivos com um único continue lendo…

Leia mais

Cientistas percorrem 420 km de bicicleta em defesa do Cerrado

Três cientistas brasileiros se uniram para uma expedição científica sobre duas rodas. Na última segunda-feira (10), eles deram largada ao trajeto do TransCerrado, que irá percorrer 420 quilômetros acompanhando os rios e nascentes nos arredores continue lendo…

Leia mais

Começou mais uma bicicletada científica pelas águas do Cerrado

Dados mostram que a quantidade de água caiu 66% nas regiões hidrográficas do Cerrado. O balanço apontou que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) perdeu 87% da superfície de água, em 38 anos. continue lendo…

Leia mais

Quais são os impactos do programa de incentivo ao carro popular na mobilidade urbana?

Congestionamento: Muitas cidades brasileiras já enfrentam problemas de congestionamento, especialmente nas áreas urbanas densamente povoadas. O aumento do número de carros pode agravar ainda mais essa situação, causando atrasos no trânsito, aumento do tempo de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 16