Repositórios e buscadores científicos
Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.
O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.
REPOSITÓRIOS AMPLOS
- Conteúdo: o Deposita – Repositório Comum do Brasil reúne a produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de instituições que não possuem repositórios próprios.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
- Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
- Mantenedor: LA Referencia
- Acesso: clique aqui
TESES E DISSERTAÇÕES
- Conteúdo: a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do integra os sistemas de informação de teses de doutorado e dissertações de mestrado existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
Catálogo de Teses e Dissertações
- Conteúdo: o Catálogo de Teses e Dissertações reúne resumos, informações bibliográficas e textos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de todo o país.
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
PERIÓDICOS E LIVROS
- Conteúdo: o portal Periódicos é uma biblioteca virtual de produção científica e acadêmica (artigos, periódicos, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual etc.).
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
BUSCADORES ESPECIALIZADOS
- Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
- Mantenedor: Google
- Acesso: clique aqui
Notícias relacionadas
Pesquisa quer mapear ciclistas fora do centro de São Paulo
Uma pesquisa sobre a circulação de bicicletas em São Paulo recebe até domingo (19) sugestões para os locais de contagem de ciclistas na capital. O objetivo é ter uma fotografia que represente o uso desse continue lendo…
Estado de SP registra quase uma morte de ciclista por dia em 2022, aponta levantamento
De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), 357 ciclistas perderam a vida no estado no ano passado, o que representa quase uma morte por dia.Em 2021, foram continue lendo…
Porque é que nunca esquecemos como andar de bicicleta?
As experiências de vida e os factos “são um tipo de memória”. Andar de bicicleta é outro: “é uma habilidade, ou um padrão de movimento aprendido a que os neurologistas se referem como ‘memória processual’, continue lendo…
Udesc terá apoio de associação de municípios para sinalizar rota de cicloturismo no Oeste de SC
O programa de extensão Velho Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá apoio da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios) para instalar placas de sinalização ao longo da rota de cicloturismo continue lendo…
Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português
Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições continue lendo…
No Brasil, proporção de mulheres pedalando com bicicletas compartilhadas é seis vezes maior que entre ciclistas em geral
Com o grande crescimento do uso das bicicletas nas cidades, a Tembici reuniu em um grande estudo informações sobre bicicletas compartilhadas, bem como os impactos sociais e ambientais envolvidos nesses sistemas. Com aproximadamente 5.700 respondentes, continue lendo…
Mobilidade urbana das mulheres e o papel da bicicleta compartilhada
Por Marina Pereira S. G. da Silva. Falar da mobilidade das mulheres é falar sobre um olhar atento às diferenças. Para isso é importante partir de duas questões. A primeira, é o fato de que continue lendo…
Proletários ao pedal: entregadores na bicicleta e no triciclo em estabelecimentos comerciais e em plataformas digitais
Por Anderson Esteves e Marcelo Phintener. No que diz respeito à sistematização dos indicadores acerca da situação ocupacional dos trabalhadores em estudo (como posição na ocupação, grupamentos de atividade econômica, rendimento, qualificação, idade, sexo, cor/raça continue lendo…
Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito
A publicação “Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito” é de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil e está disponível para download continue lendo…
Já sabemos para onde vão as 28.000 bicicletas roubadas por ano em Amesterdã
Há muitas questões para as quais as respostas parecem imperfeitas. “Para onde vão os guarda-chuvas?”, por exemplo, é uma das comuns perguntas para as quais raramente encontramos solução. No entanto, se vivermos em Amesterdão (Países continue lendo…