| | |

Qual é a carga tributária das bicicletas no mundo?

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) afirma que a diferença entre a alíquota aplicável no Brasil e nos demais países membros do bloco resultou em importações anuais de 4 milhões de bicicletas pelo Paraguai, um país que tem uma população de 7 milhões de habitantes. Isso significa que “boa parte das bicicletas importadas pelo Paraguai têm o Brasil como destino de forma criminosa por meio de descaminho”, segundo a associação.

[..]

Em média, os impostos representam 45,93% do preço final da bicicleta, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, os automóveis pagam 44%, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

[…]

O Brasil cobra a maior taxa de importação de bicicletas entre grandes mercados, como China, Índia, União Europeia e Estados Unidos, e até países com mercados comparáveis ao brasileiro em termos de desenvolvimento, como México, Argentina e África do Sul, conforme dados da Aliança Bike:

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *