Análise de dados do Strava Metro
Informações sobre o projeto
Apresentação
O projeto Análise de Dados do Strava Metro é uma atividade de pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil. O projeto teve início em outubro de 2021.
A Comissão utiliza dados de deslocamento de ciclistas em cidades brasileiras fornecidos pela plataforma Strava Metro, dados estes oriundos dos utilizadores do aplicativo de treinos Strava durante suas atividades.
Os dados são anônimos, mas agregam informações importantes como quantidade, percurso, velocidade, gênero e idade, os quais podem ser aplicados sobre mapas de georreferenciamento e cruzados com dados de outras fontes, tais como a infraestrutura cicloviária, relevo, sinalização de trânsito e contadores de ciclistas.
A análise de dados do Strava permite conhecer variáveis importantes sobre o uso da bicicleta como modo de mobilidade e orientar demandas de políticas públicas que beneficiem a modalidade.
Saiba mais sobre o projeto na notícia UCB inicia projeto para analisar dados de ciclomobilidade do Strava.
Objetivos
- Utilizar os dados do Strava Metro como instrumento de criação de conhecimento para fundamentação de propostas de políticas públicas visando a promoção da ciclomobilidade
- Estudar a sistemática do Strava, criar metodologia, criar dados estatísticos sobre as diversas variáveis de georreferenciamento sobre a ciclomobilidade
- Expandir o escopo para outras cidades brasileiras e nelas aplicar a metodologia e gerar dados
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Criação de Banco de Conhecimento
- Estudo sobre dados do Strava Metro
- Criação de metodologia de análise de dados
- Elaboração de estatísticas sobre dados
- Solicitação de dados de outras cidades
Cronograma
- Início das atividades: 19/10/2021
- Término previsto das atividades: sem prazo definido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- Adilson Santos – Maceió/AL
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Claudio Henrique Santos – Fortaleza/CE
- Cristiano Dalbem – Rio de Janeiro/RJ
- Cristiano Scarpelli – Belo Horizonte/MG
- Danaê Fernandes – Londrina/PR
- Daniel Moreno Jiménez – Brasília/DF
- Danilo Lessa Bernardineli – São Paulo/SP
- Fátima Priscila Edra – Niterói/RJ
- Felipe Alves – Fortaleza/CE
- Flavio Soares – São Paulo/SP
- Juliana DeCastro – Rio de Janeiro/RJ
- Lucas Guimarães – Campinas/SP
- Mário Ribeiro – Campos Dos Goytacazes/RJ
- Nathan Blassel – Rio de Janeiro/RJ
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Thales Nunes – Florianópolis/SC
- Vandré Ulhoa Soares Guardieiro – Belo Horizonte/MG
- Vinícius Mundin Zucheratto e Figueiredo – Belo Horizonte/MG
- Yuriê César – Brasília/DF
Resultados do projeto
Estudos e artigos publicados
- Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
– Vídeo produzido pelo autor
– Artigo em inglês publicado no Blog do Strava Metro
– Nota Pública sobre o dado abordado emitida pela organização BH em Ciclo
- Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte? – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
– Vídeo produzido pelo autor: Ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte (Strava Metro)
– Vídeo produzido pelo autor: Ciclistas conquistam ciclofaixa na rua Bimbarra!
- Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
- Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
- Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte? – artigo produzido pelos membros da Comissão Cristiano Scarpelli e Vinícius Mundim
– Artigo original publicado no ObservaBici
– Vídeo produzido pelo autor: Ciclovia dos sonhos?
- Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha? – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
– Debate online sobre os dados do artigo
- Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
- Novos dados sobre da proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha – artigo produzido pelo membro da Comissão Cristiano Scarpelli
– Artigo original publicado no ObservaBici
Conteúdo sobre contagem e mapeamento no ObservaBici
Os temas contagem e mapeamento constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE CONTAGEM E MAPEAMENTO
INSIRA CONTAGEM E MAPEAMENTO
Notícias relacionadas
Critérios inadequados nas definições dos desenhos cicloviários
Por Cristiano Scarpelli. Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 pela continue lendo…
Portugal: Rede Nacional de Cicloturismo – baixe o ‘Road Book 2022’
Um projecto concebido por um engenheiro de projectos de estradas e entusiasa das viagens de longa distância em bicicleta, cujo objectivo é identificar uma rede por todo o país com as melhores infraestruturas para viagens continue lendo…
Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas
Por Cristiano Scarpelli Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…
Pouca gente usa, mas rastreador acha bikes, cada vez mais visadas por ladrões
Furto de bicicleta só aumenta, mas pouca gente pedala prevenido. Custa entre R$ 100 e R$ 230 ter um rastreador na bike. É difícil saber quem usa um desses, porque geralmente as pessoas não revelam, continue lendo…
Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?
Por Cristiano Scarpelli Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…
Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%
Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo continue lendo…
Levantamento em Niterói aponta aumento no número de bicicletas nas ruas
Um levantamento feito pela coordenadoria Niterói de Bicicleta com o uso das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Nittrans contabilizou um aumento de bikes circulando pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…
Relatório anual Strava 2021: ciclismo continua quebrando recordes
A plataforma Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, acaba de apresentar o seu já tradicional relatório anual, no qual compila e divulga alguns dados sobre a atividade esportiva mundial e nacional. 2021 continuou continue lendo…
Strava’s Year In Sport 2021 charts trajectory of ongoing sports boom
Strava, the leading social platform for over 95 million athletes and the largest sports community in the world, today released its annual Year in Sport data report, revealing that the pandemic-era sports boom shows no continue lendo…
Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias
Por Cristiano Scarpelli No mês de maio de 2021, Belo Horizonte recebeu suas duas primeiras infraestruturas cicloviárias em viadutos, as quais, tudo indica, influenciaram positivamente mais gente a pedalar nos locais. A primeira a ser continue lendo…