Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
No Chile, ônibus ganharão sensores para detectar pedestres e ciclistas
Uma tecnologia que permite aos motoristas de ônibus urbanos detectarem pedestres e ciclistas que se aproximam em pontos cegos vem sendo testada, desde junho deste ano, em Maipú, cidade chilena da região de Mendoza. Com continue lendo…
Por que as bicicletas andam na contramão em Porto Alegre?
Por Rodrigo Vargas. Enquanto ministrava uma palestra na SIPAT de uma empresa nesta semana, fui questionado por um funcionário da plateia sobre a orientação que era comumente repassada aos ciclistas antigamente, a qual dizia ser continue lendo…
Ativistas promoveram uma pedalada em São Paulo em memória da ciclista Marina Harkot
Após dois anos da morte da ciclista Marina Harkot, em São Paulo, a família ainda cobra justiça e usa o caso para dar visibilidade aos crimes de trânsito na cidade. No domingo, ativistas promoveram uma continue lendo…
Morte de Marina Harkot completa 2 anos; atropelador continua solto
Experiência fez a família criar o Observatório da Impunidade do Trânsito Brasileiro. Dois anos depois de atropelar e matar a cicloativista Marina Kohler Harkot, o empresário José Maria da Costa Júnior segue em liberdade, sem continue lendo…
Manifestações em SP lembram dois anos sem Marina Harkot
Com pedalada no domingo (6) e debates na USP, ações celebram a vida e luta da cicloativista Marina, atropelada criminosamente em novembro de 2020 Faz dois anos que a socióloga, cicloativista e pesquisadora sobre mobilidade continue lendo…
Ciclovia da Terceira Ponte de Vitória terá botão de pânico
A ciclovia da Terceira Ponte vai contar com câmeras de monitoramento remoto e botões de pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes ou quando algum ciclista passar mal ou for assaltado. A novidade continue lendo…
“Bikes fantasmas” homenageiam ciclistas mortos no trânsito. Entenda
No fluxo intenso de veículos que passam diariamente pelo cruzamento das avenidas Cerro Azul e Guedner, no Jardim Ipanema, em Maringá (PR), uma bicicleta branca é encontrada servindo de memorial à morte de algum ciclista continue lendo…
Em Aracaju acidentes com vítimas envolvendo bicicletas crescem 100%
Quando o assunto é a mobilidade urbana em Aracaju, em específico os sinistros envolvendo bicicletas, infelizmente não há o que comemorar. De acordo com dados passados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o continue lendo…
Ciclista pensa em macarrão de piscina como item de segurança, mas acaba desencorajado
Um ciclista dos EUA cansou da distância mínima que os motoristas mantinham dele. Sendo assim, decidiu inovar: acomplou um macarrão de piscina à bicicleta. A ideia foi compartilhada no Reddit, onde nem todos os internautas continue lendo…
Desrespeito, medo e falta de manutenção das ciclovias; a dura vida de ciclistas em Goiânia
Depois que foram criadas as ciclofaixas no Jardim América, em Goiânia, Eduardo Pedrosa passou a pedalar por um novo caminho até o trabalho. Antes, o profissional de Tecnologia da Informação precisava passar entre os carros continue lendo…