Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto

Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas

Morte de jovem mobiliza ciclistas em pedido por segurança em rodovia no Sul de SC
Moradores do Sul de Santa Catarina se reuniram no sábado (25) para pedir uma ciclovia e mais segurança na SC-447, rodovia estadual que liga Araranguá e Balneário Arroio do Silva. O movimento “Ciclovia Já!” ganhou continue lendo…

Ferramenta de troca de mensagens do Strava reforça um problema mais profundo: a falta de segurança para as mulheres no ciclismo
Há alguns dias, o Strava – plataforma para ciclistas e corredores – introduziu a troca de mensagens em seu aplicativo. Embora essa novidade tenha sido comemorada por muitos usuários, uma boa parte não ficou contente. continue lendo…

Mulheres de Bicicleta: crescimento sob insegurança
Pesquisas comprovam o aumento no número de mulheres, mas também a contínua luta contra problemas crônicos No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta por continue lendo…

Os riscos e desafios para quem anda de bicicleta no Distrito Federal
O Distrito Federal conta com uma significativa malha cicloviária. São 711,4km distribuídos em 31 regiões administrativas, de acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Mesmo assim, percorrer grandes distâncias em bicicleta, na capital federal, é arriscado. continue lendo…

Atropelamento da prefeita de Balneário Camboriú por patinete reacende debate sobre autopropelidos
Título original: Atropelamento da prefeita Juliana por patinete reacende debate sobre modais alternativos em Balneário Camboriú O episódio trouxe à tona um problema crescente: o caos gerado pelo aumento do uso de modais continue lendo…

Ministério Público pede prisão imediata do motorista que atropelou cicloativista
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) pediu, nesta sexta-feira (24/1), prisão imediata do motorista José Maria da Costa Júnior, que dirigia embriagado quando atropelou e matou a socióloga e cicloativista Marina Kohler Harkot, de 28 anos, na continue lendo…

Caso Marina Harkot: novo vídeo mostra reconstituição 3D do atropelamento que matou ciclista; júri de motorista acontece nesta quinta
Animação da perícia mostra como José Júnior atingiu vítima com carro a 93 km/h em 2020 em SP. Em outro vídeo inédito, empresário diz que não viu socióloga e não a socorreu pois achou que continue lendo…

SP: Justiça condena acusado de atropelar e matar ciclista Marina Harkot
A Justiça de São Paulo condenou nesta sexta-feira 24, a treze anos de prisão, o motorista José Maria da Costa Junior, por atropelar e matar a socióloga e ativista Marina Kohler Harkot em 2020, na continue lendo…

Justiça condena motorista pela morte de cicloativista em SP
A juíza também esclareceu que o júri considerou os crimes conexos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, como a fuga do local do acidente e a direção sob efeito de álcool ou drogas. Como parte continue lendo…

Motorista que atropelou ciclista Marina Harkot é condenado a 13 anos de prisão por homicídio doloso
O empresário José Maria da Costa Júnior foi condenado na madrugada desta sexta-feira (24) a 13 anos de prisão por atropelar e matar a socióloga e cicloativista Marina Harkot, em novembro de 2020 na zona continue lendo…