Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Grande Natal: protesto após morte trágica de ciclista cobra ciclovias e segurança
Na última segunda-feira (7) um trabalhador da construção civil, de 56 anos, foi atropelado e morto enquanto retornava do trabalho, na BR-101 Norte, região da Grande Natal. O ciclista, que se deslocava entre o município continue lendo…
Ciclofaixas contribuem para criar ambiente urbano mais sustentável e inclusivo
Tendo como principais benefícios a diminuição no tráfego das vias e a melhora na saúde pública, as ciclofaixas contribuem para criar um ambiente urbano mais sustentável e inclusivo, para todos os cidadãos. De acordo com continue lendo…
Em 10 anos, número de ciclistas mortos no trânsito sobe quase 50% em SP
O número de ciclistas mortos em acidentes de trânsito entre janeiro e setembro no estado de São Paulo registrou um aumento de 46,8% em dez anos. Os dados são do Infosiga, plataforma do Departamento Estadual continue lendo…
Quatro anos sem a cicloativista Marina Harkot e os subterfúgios que atrasam a justiça
Eu acompanho de perto o processo do julgamento do homem acusado de atropelar e matar a cicloativista e socióloga Marina Harkot quatro anos atrás, na noite de sábado (8), na avenida Paulo VI, bairro do Sumaré, em continue lendo…
Recife teve mais mortes de ciclistas que motoristas em sinistros de trânsito em 2023, diz relatório
Em 2023, mais ciclistas (7% dos casos totais) morreram no Recife do que motoristas de veículos de quatro rodas (4%), aponta o Relatório Preliminar de Segurança Viária da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Ao continue lendo…
Com cartazes, ciclistas pedem por mais paz e segurança no trânsito
A noite desta quinta-feira (7) foi marcada por um ato que pediu paz e segurança no trânsito. Ciclistas da região se reuniram em frente ao Hospital Santa Cruz com cartazes, onde realizaram uma manifestação pacífica continue lendo…
Pedalando no medo
A insegurança dos ciclistas que enfrentam a hostilidade dos motoristas do Recife. “Já foi o tempo que a insegurança era em horário de trânsito, de pico. Atualmente é em qualquer horário, porque o desrespeito continue lendo…
Como inserir ciclovias no meio de tantos Patetas?
Por Yara Baiardi. A coluna deste mês, tristemente, é motivada pelas recentes mortes de ciclistas nas ruas do Recife. Quatro pessoas perderam suas vidas num intervalo inferior a um mês. A bicicleta é um sistema continue lendo…
Ciclistas de Florianópolis pedem mais segurança em manifestação após crescente número de atropelamentos
Diante de um aumento alarmante de 440% nos casos de atropelamentos, ciclistas de Florianópolis realizaram uma manifestação exigindo melhorias de segurança para quem utiliza bicicleta nas vias. O ato, concentrado no trapiche da Beira-Mar, também continue lendo…
Atropelamentos de ciclistas disparam mais de 400% em Florianópolis em apenas um ano
Somente no último domingo (20), cinco ciclistas sofreram atropelamentos na Capital. No caso mais grave, o advogado Alexandre Sanchez Palma, 57, atropelado por um motorista bêbado, no acostamento da SC-401, não resistiu e morreu após quatro continue lendo…