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Projeto de lei prevê máxima de 50 km/h em todas as cidades

Velocidade é um dos principais fatores das mortes no trânsito. O assunto já foi amplamente discutido no mundo inteiro e também aqui no Brasil, na década passada, quando algumas cidades começaram a reduzir os limites de velocidade. O caso mais emblemático é o de São Paulo, em 2015, quando a cidade estabeleceu novos limites nas avenidas Marginais, o que gerou uma grande celeuma envolvendo imprensa, vereadores, especialistas em trânsito e organizações da sociedade.

Há hoje uma tendência mundial de reduzir os limites de velocidade pelo menos nas cidades, onde pessoas a pé ou em bicicletas podem se tornar vítimas de atropelamentos. Sejam elétricos, híbridos ou a combustão, os veículos automotores se transformam em armas perigosas quando conduzidos em alta velocidade. A Europa trabalha com o máximo de 30 km/h nas zonas centrais. No Brasil, perduram ruas e avenidas com velocidades regulamentadas de 60, 80 e até 90 km/h, incompatíveis com núcleos urbanos.

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