Arte | Audiovisual | Cinema | História | Infraestrutura
Primeira ciclovia da América Latina, agora na telona do cinema
O que os ciclistas, corredores, praticantes de caminhada, e até os skatistas de Campo Bom têm em comum? A resposta está na ponta da língua: a ciclovia. O tradicional ponto de encontro dos campo-bonenses, que atrai pessoas de toda a região aos finais de semana, virou filme. A história por trás da implantação da primeira ciclofaixa da América Latina é contada no documentário “Ciclovia de Campo Bom, muito prazer!”, de Marcio Marcos e Camila Silveira.
Em 13 minutos, a produção lançada em dezembro de 2020 – com recursos da Lei Federal Lei Aldir Blanc -, faz um passeio pelos 42 anos do traçado de 24 quilômetros, implantado em uma época que a bicicleta era o principal meio de transporte na cidade. “Todo campo-bonense tem um carinho enorme pela ciclovia e valoriza como ela foi importante para o desenvolvimento da cidade. Então logo pensamos em fazer um filme sobre a ciclovia, afinal, crescemos escutando que foi a primeira da América Latina e, nada mais justo ter um vídeo só dela”, comenta Marcio Marcos, diretor do documentário.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Jornal NH
- Data de publicação original: 19/02/2021
- Endereço: Clique para acessar