| |

A primeira ciclovia da América Latina: lazer, saúde e esporte

A primeira ciclovia da América Latina foi construída em Campo Bom, em meados de 1977. São 18 mil metros de extensão, dos quais cerca de oito mil são um anel que circunda o Centro da cidade. A construção das ciclovias foi motivada pelo elevado número de bicicletas no município, que eram o principal meio de transporte. No entanto, com o passar dos anos, a ciclovia passou a ser utilizada pela população para a prática de caminhadas e corridas. Elas também se tornaram cartões-postais de Campo Bom e servem de referência/exemplo para a América Latina.

A prática da caminhada e até mesmo corrida não tem idade e nem horário. É possível observar rotineiramente a utilização por parte da comunidade, seja de idosos, adultos ou até mesmo crianças, acompanhadas das famílias. Nicolau Batista morou por muitos anos em Novo Hamburgo e, através do trabalho, passou a conhecer Campo Bom e sua ciclovia. “Quando me aposentei, optei por vir morar em Campo Bom, pensando na qualidade de vida. Hoje, ao lado da minha esposa, mantenho uma rotina diária de caminhadas”, conta ele, que percorre três trajetos durante a semana: 5km, 9km e 11km. “Intercalo esses roteiros”. No sábado, a caminhada recebe uma companhia especial, a netinha de apenas um aninho. “A gente coloca ela no carrinho e percorre toda a ciclovia na área central; ela adora. Precisamos incentivar a prática de exercícios desde cedo nas crianças”, disse ele, sorridente.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *